Masculinidade e modernidade em Camilo Castelo Branco

Autores

  • José Carlos Barcellos UERJ/UFF

Palavras-chave:

masculinidade, modernidade, Camilo Castelo Branco.

Resumo

O objetivo deste texto é analisar alguns aspectos da recepção do ideal de masculinidade moderna na obra de Camilo Castelo Branco e, muito especialmente, o embate entre o mesmo e formas anteriores de configuração da identidade de gênero masculina, provenientes da sociedade aristocrática.

Biografia do Autor

José Carlos Barcellos, UERJ/UFF

Foi professor da UERJ e da UFF. Possuía doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela USP (1991), doutorado em Teologia Sistemático Pastoral pela PUC/Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Falecido prematuramente em 2008, com 50 anos incompletos, era Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Deixou inúmeros trabalhos na área de Letras (mais precisamente em Literatura Portuguesa). Atuou principalmente nos seguintes temas: Literatura e Teologia, Autobiografia, Julien Green.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Barcellos, J. C. (2009). Masculinidade e modernidade em Camilo Castelo Branco. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(25). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27779

Edição

Seção

Estudos Literários