A constituição dos livros didáticos pela determinação das teorias linguísticas

Autores

  • Caroline Mallmann Schneiders Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS
  • Cleiton Reisdorfer Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.27234

Palavras-chave:

Análise de Discurso. Livros Didáticos. História das Ideias Linguísticas.

Resumo

No presente estudo, analisamos como as teorias linguísticas são retomadas e articuladas na constituição discursiva de materiais didáticos destinados ao ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Buscamos explicitar, por meio de marcas linguísticas, a maneira como estas teorias linguísticas ressoam na discursividade destes materiais. Nosso corpus de análise é constituído por dois livros didáticos de Língua Portuguesa: i) um exemplar de circulação atual - Português Linguagens – 9º Ano, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães; ii) um exemplar da década de oitenta - Reflexão e Ação em Língua Portuguesa – 8ª Série, de Marilda Prates. Entendemos os exemplares como materialidades linguísticas significantes, a fim de compreender a sua constituição e como esta afeta e determina o que pode e deve ser ensinado nas aulas de Língua Portuguesa e nas escolas. Para tanto, filiamo-nos aos pressupostos da História das Ideias Linguísticas, que, no Brasil, constitui-se vinculada à Análise de Discurso pecheuxtiana, e que nos auxiliou a realizar gestos interpretativos sobre o corpus. A partir da análise realizada, consideramos os Livros Didáticos como instrumentos linguísticos e compreendemos que permanece nessa materialidade uma forte presença do ensino com enfoque na gramática tradicional, mesmo com todos os avanços das teorias linguísticas.

--

DOI: http:/dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.27234

 

Biografia do Autor

Caroline Mallmann Schneiders, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS

Professora adjunta de Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente em temas vinculados à História das Ideias Linguísticas e à Análise de Discurso, como: história do disciplinar e história da produção do conhecimento linguístico.

Cleiton Reisdorfer Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Letras Português e Espanhol - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Atualmente, é mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração: Estudos Linguísticos, na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Schneiders, C. M., & Silva, C. R. (2017). A constituição dos livros didáticos pela determinação das teorias linguísticas. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(40). https://doi.org/10.12957/matraga.2017.27234

Edição

Seção

Estudos Linguísticos