A constituição dos livros didáticos pela determinação das teorias linguísticas

Caroline Mallmann Schneiders, Cleiton Reisdorfer Silva

Resumo


No presente estudo, analisamos como as teorias linguísticas são retomadas e articuladas na constituição discursiva de materiais didáticos destinados ao ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Buscamos explicitar, por meio de marcas linguísticas, a maneira como estas teorias linguísticas ressoam na discursividade destes materiais. Nosso corpus de análise é constituído por dois livros didáticos de Língua Portuguesa: i) um exemplar de circulação atual - Português Linguagens – 9º Ano, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães; ii) um exemplar da década de oitenta - Reflexão e Ação em Língua Portuguesa – 8ª Série, de Marilda Prates. Entendemos os exemplares como materialidades linguísticas significantes, a fim de compreender a sua constituição e como esta afeta e determina o que pode e deve ser ensinado nas aulas de Língua Portuguesa e nas escolas. Para tanto, filiamo-nos aos pressupostos da História das Ideias Linguísticas, que, no Brasil, constitui-se vinculada à Análise de Discurso pecheuxtiana, e que nos auxiliou a realizar gestos interpretativos sobre o corpus. A partir da análise realizada, consideramos os Livros Didáticos como instrumentos linguísticos e compreendemos que permanece nessa materialidade uma forte presença do ensino com enfoque na gramática tradicional, mesmo com todos os avanços das teorias linguísticas.

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DOI: http:/dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.27234

 


Palavras-chave


Análise de Discurso. Livros Didáticos. História das Ideias Linguísticas.

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e-ISSN 2446-6905 | DOI: 10.12957/matraga


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