Crenças e atitudes linguísticas quanto ao uso dos pronomes 'nós' e 'a gente' na cidade de Maceió/AL

Autores

  • Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.26878

Palavras-chave:

'Nós' e 'a gente'. Alternância pronominal, . Concordância verbal. Avaliação social.

Resumo

Tendo em vista que a maneira como se avaliam as formas linguísticas – positiva ou negativamente – pode acelerar ou barrar uma mudança na língua, focalizamos, neste trabalho, o problema de avaliação linguística (LABOV, 1972), com o intuito de mensurar as normas subjetivas dos falantes maceioenses em relação à alternância pronominal nós e a gente e à concordância verbal relacionada a essas formas pronominais. Para tanto, recorremos aos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 1972) e utilizamos uma amostra constituída de 52 entrevistas de falantes maceioenses. De acordo com os dados analisados, verificamos que, em relação à alternância pronominal, as crenças e atitudes linguísticas dos falantes não coadunam com  o comportamento linguístico da comunidade, sugerindo que tal alternância é um fenômeno linguístico do tipo marcador, e, no que diz respeito à concordância verbal, verificamos que as crenças e atitudes linguísticas dos falantes caminham na mesma direção do comportamento linguístico da comunidade, sugerindo que tanto a concordância com nós quanto a concordância com a gente são fenômenos do tipo estereótipo, com uma aceitação maior do uso da variante  nós + 3PS.

---

DOI: http:/dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.26878

 

Biografia do Autor

Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório, Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005), Especialização em Linguística e Ensino do Português pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2008) e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2012). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) - PDJ/CNPq e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (2014) - PNPD/Capes. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão e coordenadora do grupo de pesquisa A Língua Usada no Sertão Alagoano - Lusa. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente em estudos de variação e mudança morfossintática nas modalidades falada e escrita do português brasileiro.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Vitório, E. G. de S. L. A. (2017). Crenças e atitudes linguísticas quanto ao uso dos pronomes ’nós’ e ’a gente’ na cidade de Maceió/AL. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(40). https://doi.org/10.12957/matraga.2017.26878

Edição

Seção

Estudos Linguísticos