Apresentação

Autores

  • Andréa Sirihal Werkema UERJ
  • Flávio Martins Carneiro UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.26408

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Apresentação à Matraga 39.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.26408

Biografia do Autor

Andréa Sirihal Werkema, UERJ

Professora adjunta de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2007), onde também se graduou (1994), sendo licenciada nas habilitações Português e Inglês. Foi bolsista recém-doutora do PRODOC/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG. Tem experiência na área de Literatura Brasileira em geral, com ênfase nos seguintes temas: teorias do Romantismo, drama romântico, Álvares de Azevedo, poesia e romance do século XIX, Machado de Assis, crítica literária, Modernismo, Oswald de Andrade, história da literatura.

Flávio Martins Carneiro, UERJ

Professor Associado de literatura brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona desde 1995, atuando na graduação e pós-graduação em Letras. Tem catorze livros e diversos artigos publicados em periódicos, jornais e revistas do país e do exterior. Fez Mestrado e Doutorado na PUC-Rio, e Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sempre trabalhando com prosa de ficção. Dos seus principais projetos de pesquisa, destacam-se o mapeamento da ficção brasileira produzida nos últimos trinta anos, pesquisa de Pós-Doutorado da qual resultou o livro No país do presente: ficção brasileira no início do século XXI (Rio de Janeiro: Rocco, 2005), e a análise de personagens-leitores, em contos e romances diversos, nacionais e estrangeiros, trabalho reunido posteriormente no livro O Leitor Fingido (Rio de Janeiro: Rocco, 2010). Mais recentemente, pesquisou o gênero fantástico no Brasil, tendo escrito, a respeito do tema, artigos publicados em periódicos no Brasil e no exterior. Atualmente, pesquisa a presença da narrativa policial no Brasil, do século XIX à contemporaneidade, dentro do programa Prociência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com bolsa FAPERJ. De 1993 a 1999, foi professor do curso de Comunicação Social da PUC-Rio. Nesse período, centrou suas aulas nas relações entre literatura e outras linguagens, em especial as do cinema e da televisão. Em 2006, foi curador - na área de literatura brasileira - do projeto Copa da Cultura. O projeto foi resultado de um convênio internacional entre Brasil (Ministério da Cultura) e Alemanha (Casa das Culturas do Mundo), com selo oficial de ambos os governos e apoio das respectivas embaixadas. O objetivo foi divulgar a cultura brasileira na Alemanha aproveitando o ano da Copa do Mundo. Foram realizados, na área de literatura, encontros literários com 10 escritores brasileiros e 3 conferências com intelectuais reconhecidos nacional e internacionalmente. Os encontros abrangeram as áreas de poesia, crônica e ficção, e as conferências tiveram por temas aspectos da cultura brasileira contemporânea. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no sítio do Ministério da Cultura na internet. Em 2007, foi consultor da Enciclopédia Virtual de Literatura Brasileira, produzida pelo Instituto Itaú Cultural. Em 2009 e 2010, foi curador do projeto Encontros de Interrogação. O Encontros de Interrogação é realizado a cada dois anos pelo Instituto Itaú Cultural e reúne escritores, críticos, tradutores, pesquisadores e professores ligados à área de literatura.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Werkema, A. S., & Carneiro, F. M. (2016). Apresentação. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(39). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.26408