Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido

Autores

  • Tânia Gastão Saliés UERJ / PUC-Rio

Palavras-chave:

deslocamento topicalizador, discurso escrito em ESL, pedagogia de ensino de discurso escrito em ELE, restrições pragmáticas.

Resumo

O uso de marcadores discursivos, a coesão lexical e a complexidade sintática podem não ser suficientes para gerar uma avaliação inequívoca do discurso escrito de aprendizes de inglês como segunda língua. O presente estudo debruça-se sobre um caso para explorar essa questão, motivado pelo baixo índice de concordância entre dois professores responsáveis pela avaliação dos textos produzidos para o curso introdutório de discurso escrito em inglês como L2. A análise mostra que enquanto um dos avaliadores construiu sentido através da rede lexical, o outro não encontrou pistas suficientes para fazê-lo, avaliando o texto menos favoravelmente. A estrutura da informação e o excesso de deslocamentos de expressões adverbiais topicalizadoras para posição temática, violando as condições preferíveis para que estes aconteçam, são possíveis explicações para o baixo índice de concordância entre os avaliadores. Para concluir, algumas implicações pedagógicas são discutidas.

Biografia do Autor

Tânia Gastão Saliés, UERJ / PUC-Rio

Doutora em Letras pela Oklahoma State University. Professora do Departamento de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio), leciona nos cursos de graduação e de pósgraduação. Suas pesquisas enfatizam os estudos de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, em especial nos temas de letramento, aquisição de segunda língua, análise de discurso e ESP sob a ótica sociocognitiva. É autora, entre outros títulos, do livro Linguagem: teoria, análise, e aplicações (2005), em coautoria com Tânia Shepherd.

Downloads

Publicado

2010-06-19

Como Citar

Saliés, T. G. (2010). Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26329