A oração principal na gramaticografia portuguesa: breve histórico
Palavras-chave:
sintaxe, orações principais, discurso.Resumo
O objetivo deste texto é fazer um histórico do tratamento dado à oração principal tendo como marco a Nomenclatura Gramatical Brasileira. Primeiramente, foram analisados os compêndios anteriores à NGB. Em seguida, foram consideradas as abordagens realizadas sob o advento da Nomenclatura. Por fim, foram apresentadas abordagens recentes. Ao longo desse histórico, procurou-se identificar as diferentes abordagens – semântica, sintática e discursiva, adotadas pelos diferentes estudiosos e a sua relevância para os estudos linguísticos.. A partir das definições analisadas por diferentes estudiosos, foi possível ainda identificar algumas incoerências no tratamento dado a essas estruturas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.