A oração principal na gramaticografia portuguesa: breve histórico

Autores

  • Magda Bahia Schlee UERJ e UFF

Palavras-chave:

sintaxe, orações principais, discurso.

Resumo

O objetivo deste texto é fazer um histórico do tratamento dado à oração principal tendo como marco a Nomenclatura Gramatical Brasileira. Primeiramente, foram analisados os compêndios anteriores à NGB. Em seguida, foram consideradas as abordagens realizadas sob o advento da Nomenclatura. Por fim, foram apresentadas abordagens recentes. Ao longo desse histórico, procurou-se identificar as diferentes abordagens – semântica, sintática e discursiva, adotadas pelos diferentes estudiosos e a sua relevância para os estudos linguísticos.. A partir das definições analisadas por diferentes estudiosos, foi possível ainda identificar algumas incoerências no tratamento dado a essas estruturas.

Biografia do Autor

Magda Bahia Schlee, UERJ e UFF

Doutora em Língua Portuguesa pela UERJ. Professora do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), leciona nos cursos de graduação e de pós-graduação. Coordena, na UERJ, o projeto Língua Portuguesa e Redação para a Comunidade, e suas pesquisas têm como foco principal os temas de sintaxe, linguística sistêmicofuncional, produção textual, ensino-aprendizagem. É autora de “O ponto de vista no texto acadêmico” (2009), entre outros trabalhos.

Downloads

Publicado

2010-06-19

Como Citar

Schlee, M. B. (2010). A oração principal na gramaticografia portuguesa: breve histórico. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26326