Influências e domínio de uma língua sobre outra(s)

Autores

  • José Lemos Monteiro UNIFOR / UFC

Palavras-chave:

sociolinguística, interferência e convergência linguística, empréstimo linguístico, língua crioula.

Resumo

Com este trabalho, objetiva-se definir uma série de fenômenos decorrentes do contato entre duas ou mais línguas. Tenta-se inicialmente distinguir a interferência da convergência linguística, delimitando-se o alcance do conceito de empréstimo. Em seguida, destaca-se o processo de pidgnização e de crioulização, apresentando-se as principais teorias sobre a origem dos pidgins e crioulos. Ao fim, ressalta-se que o contato linguístico, sendo uma constante na dinâmica das línguas, não deve ser temido e combatido, mas ao contrário deve ser visto como algo que propicia o enriquecimento das línguas minoritárias.

Biografia do Autor

José Lemos Monteiro, UNIFOR / UFC

Professor titular da Universidade de Fortaleza e professor titular aposentado da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará. Tem mais de cem artigos publicados em revistas especializadas e é autor de vários livros, entre os quais se destacam: Pronomes pessoais; subsídios para uma gramática do português do Brasil (1994), Morfologia portuguesa (2002), Para compreender Labov (2002) e A estilística: manual de análise e criação do texto literário (2005). Atualmente, entre outros trabalhos, desenvolve projeto de pesquisa intitulado “Processos de renovação do léxico: empréstimos e neologismos”.

Downloads

Publicado

2010-06-19

Como Citar

Monteiro, J. L. (2010). Influências e domínio de uma língua sobre outra(s). Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26324