Estratégias de leitura no ensino do francês língua estrangeira

Autores

  • Deise Quintiliano Pereira UERJ

Palavras-chave:

estratégia de leitura, competência de leitura, iconografia textual.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade desenvolver algumas hipóteses de estratégias de leitura, estabelecendo a diferença entre análise global e análise detalhada de um texto escrito. Ele visa, além disso, ao reconhecimento de certos tipos de competências de leitura no ensino do FLE, procedendo à reconstrução dos sentidos do texto com base no levantamento de diferentes índices, sobretudo os iconográficos.

Biografia do Autor

Deise Quintiliano Pereira, UERJ

Doutora em Letras Neolatinas (Língua francesa e Literaturas de Língua Francesa) pela UFRJ/EHESS (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris). Professora do Departamento de Letras Neolatinas do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), leciona nos cursos de graduação e de pós-graduação. Autora de inúmeros textos publicados em revistas nacionais e internacionais, versando sobre as relações entre literatura, filosofia, história, cinema, artes e tradução francesa. Lançou os livros Sartre: Philia e Autobiografia (2005) e Engenho e Arte: Pós-Modernidade e relatividade em Sartre (2007). Mais recentemente publicou os capítulos “Morgenröte einer Begegnung” in Lebendiger Sartre, BasisDruck, Berlim (2009), e “Tradução: Um processo de atribuição de papéis” in O trabalho da tradução, Contracapa, Rio de Janeiro (2009).

Downloads

Publicado

2010-06-19

Como Citar

Pereira, D. Q. (2010). Estratégias de leitura no ensino do francês língua estrangeira. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26322