Aspectos semânticos das nominalizações: língua, sujeito, paráfrase

Autores

  • Carmen Agustini ILEEL-UFU
  • Sirlene Alferes ILEEL-UFU

Palavras-chave:

nominalização, língua, sujeito, paráfrase

Resumo

No presente texto, analisamos o processo de nominalização de verbos sob a óptica da Linguística da Enunciação. Para tanto, realizamos um “passeio” por diferentes abordagens, mostrando aspectos já apontados sobre a nominalização de deverbais, de modo a dar subsídios a nossa concepção dessa forma de nominalização como uma paráfrase cujo resultado mostra algum aspecto ou traço da relação daquele que (se) enuncia com aquilo que diz ao (se) enunciar. Esse processo de nominalização produz o efeito de apresentar como realidade pré-asserida o que nominaliza, de modo a se configurar como uma anáfora.

Biografia do Autor

Carmen Agustini, ILEEL-UFU

Doutora em Linguística pela Unicamp. Professora no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, leciona nos cursos de graduação e pós-graduação. Realiza trabalhos na área de Semântica e Linguística da Enunciação. É líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade, cadastrado no CNPq, juntamente com o Prof. Ernesto Sérgio Bertoldo. Além de artigos publicados em períodos da área de Linguística, também publicou o livro A estilística no discurso da gramática.

Downloads

Publicado

2010-06-19

Como Citar

Agustini, C., & Alferes, S. (2010). Aspectos semânticos das nominalizações: língua, sujeito, paráfrase. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26321