A história e a memória e os efeitos de sentido de (des)encontros sócio-políticos

Autores

  • Débora Smaha Corrêa Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste.
  • Maria Cleci Venturini Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Coordenadora do mestrado em letras - (UNICENTRO) Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR, Funcionário público - (UNICENTRO) Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR, professora concursada da Universidade Estadual do Centro Oeste e professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR.

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.26217

Palavras-chave:

Discurso. Efeitos de sentido. Redes de memória.

Resumo

Nosso objeto de estudo é o discurso sobre a violência no movi- mento grevista dos professores paranaenses, ocorrido no ano de 2015. Objetivamos evidenciar como sentidos relacionados à greve de 2015 deslizaram e produziram efeitos de sentidos relacionados à violência, à escolha entre estar do lado da educação ou da violência e ao abuso de poder por parte do governo do Estado. O corpus de análise é constituído por duas materialidades, um outdoor recortado do espaço urbano da cidade de Guarapuava, veiculado pela APP-Sindicato e um texto-imagem que circulou nas redes sociais e tem em seu centro o enunciado-imagem em que o governador do Estado, Beto Richa, está representado como Adolf Hitler. As análises têm como aporte teórico a Análise de Discurso de linha francesa. Concluímos que o discurso da violência e do abuso de poder sustenta-se a partir do discurso de (rememoração) que instaura efeitos de sentidos que sustentam um discurso sobre (comemoração) que atualiza sentidos. Redes de memória são constituídas em torno de acontecimentos e de figuras que fazem parte da história e significam como historicidade.

---

DOI: http:/dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.26217

 

 

Biografia do Autor

Débora Smaha Corrêa, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste.

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Graduação em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Maria Cleci Venturini, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Coordenadora do mestrado em letras - (UNICENTRO) Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR, Funcionário público - (UNICENTRO) Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR, professora concursada da Universidade Estadual do Centro Oeste e professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR.

Possui graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literat pela Universidade de Passo Fundo (1980), graduação em Licenciatura em Letras Língua Espanhola e Suas Lit pela Universidade de Passo Fundo (1998), mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontificia Universidade Católica do Rio Rande do Sul (2001) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é coordenador do mestrado em letras - (UNICENTRO) Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR, funcionário público - (UNICENTRO) Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR, professor concursado da Universidade Estadual do Centro Oeste e professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, discurso, cultura, rememoração/comemoração e ideologia.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Smaha Corrêa, D., & Venturini, M. C. (2017). A história e a memória e os efeitos de sentido de (des)encontros sócio-políticos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(40). https://doi.org/10.12957/matraga.2017.26217

Edição

Seção

Estudos Linguísticos