Quando os estudos do discurso encontram os estudos LGBT

Autores

  • Iran Ferreira de melo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.26172

Palavras-chave:

Linguagem. Multifuncionalidade. LGBT.

Resumo

Este trabalho tem caráter teórico-analítico e visa à identificação panorâmica dos estudos dos linguistas Michael Halliday & Christian Matthiessen (2004) e Norman Fairclough (2001, 2003), observando os pontos de encontro e diferença entre as suas duas abordagens. Nós apresentaremos uma exposição comparativa por meio de quadros que demonstram os conceitos e as categorias linguísticas mais rentáveis sobre representação para esses cientistas. Aplicaremos ainda a proposta teórica desenvolvida por eles na análise de uma notícia sobre a representação da militância LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), com o intuito de verificar a relevância social e crítica da teoria preconizada pelos autores citados.

---

DOI: http:/dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.26172

 

 

Biografia do Autor

Iran Ferreira de melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Língua Portuguesa e Linguística, doutor em Letras / Filologia e Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo - 2013), mestre em Letras / Linguística (Universidade Federal de Pernambuco - 2007) e licenciado em Letras / Língua Portuguesa (Universidade Federal de Pernambuco - 2004). Desenvolve pesquisas transdisciplinares sob os paradigmas da Análise Crítica do Discurso e da Linguística Aplicada ao ensino de língua portuguesa como idioma materno e ao estudo de práticas discursivas sobre a diversidade sexual e de gênero na imprensa. Além disso, utiliza a Linguística Sistêmico-Funcional como ferramenta orientadora para análises textuais e tem interesse por investigações sobre subalternidades e movimentos sociais. Atualmente, é professor substituto de Linguística da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador do Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso (NEAC) e do Projeto História do Português Paulista (PHPP) da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

melo, I. F. de. (2017). Quando os estudos do discurso encontram os estudos LGBT. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(40). https://doi.org/10.12957/matraga.2017.26172

Edição

Seção

Estudos Linguísticos