Mesa de poetas

Autores

  • Chacal Chacal poeta e letrista
  • Ângela Melim Poeta e tradutora
  • Laura Erber Artista visual e escritora
  • Michel Melamed Poeta

Palavras-chave:

poesia, encontro de poetas

Resumo

No dia 7 de dezembro de 2009, em um fim de tarde de calor intenso, o saguão do Teatro Noel Rosa recebeu um público surpreendentemente numeroso para assistir às conversas entre Angela Melim, Chacal, Laura Erber e Michel Melamed. Escutar seus poemas e fazer-lhes perguntas. Nossa ideia era que em uma revista sobre Poesia, cuja ementa estava fortemente voltada para questões contemporâneas, as vozes dos poetas deveriam também estar inscritas nas páginas da revista. A seguir, apresentamos uma versão editada desse encontro, durante o qual os poetas discutiram temas como seus processos de composição, sua relação com as mídias, suas influências.

Biografia do Autor

Chacal Chacal, poeta e letrista

Chacal, (Ricardo de Carvalho Duarte), poeta, letrista (com parce­rias com Lulu Santos, 14 Bis, Blitz, Barão Vermelho, Moraes Moreira e Jards Macalé, entre outros) e “agitador cultural”. Foi um dos pioneiros da geração mimeógrafo e participou do grupo Nuvem Cigana, que reu­nia poesia, performance, música e artes plásticas. Desde 1991 organiza o CEP 20.000, evento mensal de poesia e artes. Em 2004 recebeu o “Prê­mio URBANIDADE 94”, do Instituto de Arquitetos do Brasil, pelo CEP 20.000; e em 2008 recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Crí­ticos de Artes) pelo livro Belvedere (Sette Letras: Cosacnayf, 2007), que reúne a poesia produzida entre 1971 e 2007.

Ângela Melim, Poeta e tradutora

Ângela Melim, poeta e tradutora, começou a publicar nos anos 70, junto aos poetas da geração marginal, com os quais manteve afini­dades e diferenças. Ministrou, em 2009, oficina de poesia, na UERJ, no Instituto de Letras, dentro do Programa do Artista Visitante. Livros publicados: O vidro o nome (Rio de Janeiro:Vozes,1974), Das tripas coração (Florianópolis: Noa Noa,1978), As mulheres gostam muito (Florianópolis: Noa Noa,1979), Vale o escrito (Edição da Autora,1981), Os caminhos do Conhecer ( Florianópolis: Noa Noa,1981), O outro re­trato (1982 - manuscrito circulante), Poemas (Florianópolis: Noa Noa,1987), Mais dia menos dia:poemas reunidos 1974-1996 (Rio de Janeiro:Sette Letras,1996), Possibilidades (Rio de Janeiro: Íbis Libris,2006).

Laura Erber, Artista visual e escritora

Laura Erber. Artista visual e escritora, seus trabalhos vêm sendo exibidos em diversos museus e centros de arte (Fundação Miró, Jeu de Paume, Grand Palais de Paris, IASPIS, MAM-Rio, CCBB, Oi Futuro, entre outros). Foi escritora em residência na Akademie Schloss Solitude (Stuttgart) e no Vlaanderen Pen Center (Antuérpia). Publicou Insones (Rio de Janei­ro: 7Letras, 2002), Os corpos e os dias (São Paulo: Editora de Cultura, 2008) e Vazados & Molambos (Florianópolis: Editora da Casa, 2008). Co­labora atualmente com a performer Marcela Levi. É Mestre em Letras pela Puc-Rio com a dissertação A poesia em fuga de Ghérasim Luca.

Michel Melamed, Poeta

Michel Melamed é poeta. Participou da fundação e coordenou o projeto CEP 20.000 (Centro de Experimentação Poética do Rio de Ja­neiro). No teatro, entre outros, escreveu, dirigiu e atuou na Trilogia Brasileira, composta pelos espetáculos Regurgitofagia, Dinheiro Grátis e Homemúsica, além de ser autor dos livros homônimos. Integra ainda o grupo “The Internationalists” sediado em Nova York. Escreve, atua, apresenta e/ ou dirige programas de Tv há mais de 10 anos, sendo os seus últimos trabalhos o programa Recorte Cultural da Tv Brasil (cria­ção, direção e apresentação - 2005-2008), a minissérie Capitu da Rede Globo (atuação - 2008) e a série Celebridades do Brasil do Canal Brasil (roteiro e direção 2009).

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Chacal, C., Melim, Ângela, Erber, L., & Melamed, M. (2010). Mesa de poetas. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(27). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26164