A frase e a garrafa: um poema de Álvaro de Campos

Autores

  • Marcus Alexandre Motta UERJ

Palavras-chave:

poema, ordinário, história e indiferença.

Resumo

O artigo se propõe a pensar a máxima de Lacoue-Labarthe — “a coragem da poesia é a prosa” —, a partir de um poema de só um verso que não se distingue de uma frase ordinária. Nesse sentido, o artigo busca compreender a beleza da indiferença do poema através da relação estabelecida com uma obra de arte contemporânea de Waltércio Caldas, “Garrafas com rolha”.

Biografia do Autor

Marcus Alexandre Motta, UERJ

Doutor em História Social pela UFRJ, professor do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Contempo­rânea do Instituto de Artes da UERJ. Publicou os livros Ensaios e Es­paradrapos - cenas de leitura da obra Fernando Pessoa (Dialogartes/ UERJ, 2009); Extratos de Ópio I - a artisticidade da arte Fernando Pessoa (Dialogartes/UERJ,2009); esta nova e nunca história de antônio vieira - o livro anteprimeiro eoutros escritos (Dialogartes/UERJ,2008); Desempenho da Leitura - sete ensaios de Literatura Portuguesa (Rio de Janeiro: Sette Letras, 2004), além de diversos artigos e capítulos sobre literatura portuguesa e outros temas.

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Motta, M. A. (2010). A frase e a garrafa: um poema de Álvaro de Campos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(27). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26159