À procura de um novo lirismo: Mário de Andrade

Autores

  • Masé Lemos UERJ

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Lirismo, Apollinaire e Paul Dermée.

Resumo

O ensaio propõe redimensionar a questão do lirismo na poesia de Mário de Andrade, tratada como “psicológica” por nossos melhores críticos. A partir da Paulicéia desvairada e de seu prefácio, assim como de A escrava que não é Isaura, e relacionando- os com as leituras de Apollinaire e Dermée empreendidas por Mário, podemos perceber a problematização e o incômodo sentidos por nosso poeta modernista com a noção simplista de poesia lírica. Preocupado com uma dimensão ético-estética, Mário trabalha algumas questões ainda importantes para a poesia contemporânea, como o conceito de lirismo crítico.

Biografia do Autor

Masé Lemos, UERJ

doutora em Letras pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2004) com tese sobre a obra de Raduan Nassar, Une poétique de l’intertextualité. Fez pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com bolsa da Faperj (2005/2006) sobre as relações entre ceticismo, cinismo e sátira na literatura brasileira. Atu­almente é Professora Visitante do Departamento de Letras da UERJ e pesquisadora do Centre de Recherche Sur les Pays Lusophones - CREPAL - da Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Sua pesquisa atual focaliza a poesia em sua relação com o lirismo e a paisagem. É autora do livro de poemas Redor (Rio de Janeiro, 7Letras, 2007) e co­organizadora de Alguma Prosa: ensaios sobre a literatura brasileira contemporânea (Rio de Janeiro, 7Letras, 2007).

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Lemos, M. (2010). À procura de um novo lirismo: Mário de Andrade. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(27). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26157