Poesia cou coupé

Autores

  • Marcos Siscar UNICAMP / CNPq

Palavras-chave:

Mallarmé, poesia moderna, poesia e história, poesia e religião.

Resumo

O ensaio propõe uma leitura do poema “Hérodiade”, de Mallarmé, em especial do fragmento “Cantique de Saint-Jean”, no qual a figura da decapitação convive com uma ideia possível de “salvação” (salut), definida como um “brinde” (salut) mundano – ou um “coucou”, na saudação mais familiar e irreverente de Apollinaire –, isto é, um modo de pensar a “comunidade”. Tratase de evidenciar as limitações da tese do esvaziamento histórico do chamado “esteticismo”, mostrando como o famoso “cratilismo” de Mallarmé, da poesia como remuneração do “defeito das línguas” – essa espécie de religião do efeito – convive de modo conflituoso e produtivo com a atribuição ao poema da tarefa de reapropriação do sagrado, entendido como dispositivo de compreensão da coisa humana, em termos culturais e antropológicos – uma espécie de efeito de profanação.

Biografia do Autor

Marcos Siscar, UNICAMP / CNPq

Professor da Unicamp e pesquisador do CNPq. Sua tese de doutorado (Jacques Derrida. Rhétorique et Philosophie), defendida na Universidade de Paris 8, foi publicada em 1998, pela editora L’Harmattan. Desenvolveu estudos de pós-doutorado sobre Baudelaire e Mallarmé, com supervisão de Jacques Derrida e Michel Deguy. Tem publicado trabalhos sobre temas relacionados à poesia moderna e contemporânea. Como tradutor, publicou obras de Tristan Corbière (1996), Michel Deguy e Jacques Roubaud (2004 e 2006), en­tre outros. Autor de Poesia e crise (São Paulo: UNICAMP, 2010), reu­nindo ensaios produzidos nos últimos anos. Publicou ainda os livros de poemas Não se Diz (Rio de Janeiro: 7 Letras, 1999), Tome seu café e saia (Rio de Janeiro:7 Letras, 2001), Metade da Arte (São Paulo: Cosac & Naify / 7 Letras, 2003), O Roubo do Silêncio (Rio de Janeiro:7 Letras, 2006) e Interior Via Satélite (São Paulo: Ateliê Editoria, 2010).

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Siscar, M. (2010). Poesia cou coupé. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(27). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26154