O vocabulário culto em ‘O feitiço da Ilha do Pavão’, de João Ubaldo Ribeiro

Autores

  • Denise Salim Santos UERJ / FACHA

Palavras-chave:

Língua portuguesa, léxico, seleção vocabular, estilo, discurso

Resumo

Este artigo estuda o emprego do vocabulário culto presente no romance O feitiço da ilha do Pavão (1997), de João Ubaldo Ribeiro como recurso estilístico, privilegiando substantivos, adjetivos e verbos na construção do discurso das diversas vozes das personagens e do narrador, procurando ressaltar em especial aqueles termos que podem representar a tradição da língua por meio do repertório selecionado pelo escritor.

Biografia do Autor

Denise Salim Santos, UERJ / FACHA

Doutora (UERJ/2008), mestre em Língua Portuguesa (UERJ/2000) e especialista em educação na área de avaliação de desempenho. Trabalhou no Instituto de Educação do Rio de Janeiro como professora de Língua Portuguesa e exerceu a função de Diretor de Escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de Língua Portuguesa nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), integra o GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL.

Downloads

Publicado

2011-06-19

Como Citar

Santos, D. S. (2011). O vocabulário culto em ‘O feitiço da Ilha do Pavão’, de João Ubaldo Ribeiro. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(28). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26083

Edição

Seção

Estudos Linguísticos