Usos de termos do ramo cervejeiro na mídia escrita

Autores

  • Márcia Sipavicius Seide Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Ciências do léxico, migração lexical, termos cervejeiros, mídia escrita.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise lexicológica que leva em consideração aspectos sociodiscursivos da utilização de termos do ramo cervejeiro na linguagem midiática. Mostra-se, primeiro, que sua utilização em textos de divulgação científica promove migração lexical da linguagem especializada para a linguagem geral. Em seguida, investiga-se se o item lexical porter é apenas um termo ou está se vocabularizando na língua inglesa, observando-se usos do termo na linguagem cotidiana e em sites especializados. Por fim, estuda-se a utilização de designações de cerveja na tradução do texto de divulgação científica e num texto jornalístico escrito em língua portuguesa com propósito publicitário. A circulação dos termos do ramo cervejeiro nos textos pesquisados indica que sua utilização na mídia faz parte de um movimento social mais amplo de divulgação e marketing dos produtos cervejeiros.

Biografia do Autor

Márcia Sipavicius Seide, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela USP e professora do mestrado em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do Colegiado de Letras do campus de Marechal Cândido Rondon. Atua também como membro efetivo do GT Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL

Downloads

Publicado

2011-06-19

Como Citar

Seide, M. S. (2011). Usos de termos do ramo cervejeiro na mídia escrita. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(28). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26082

Edição

Seção

Estudos Linguísticos