Rastreando a produtividade e criatividade lexicais na mídia britânica: ‘the chavs and the chav-nots’

Autores

  • Antoinette Renouf Birmingham City University

Palavras-chave:

Produtividade, criatividade, estudos diacrônicos, jornalismo, ciclo de vida da palavra.

Resumo

O presente trabalho analisa os processos de produtividade e criatividade nas construções lexicais em textos jornalísticos publicados entre 1989 e 2005, acessíveis eletronicamente, com a ajuda da ferramenta WebCorp. Parte da observação de criações lexicais recentes e do resgate de usos mais antigos, produzidos ou citados em jornais britânicos, para discutir os conceitos de produtividade e criatividade lexicais à luz de um estudo diacrônico moderno sobre um corpus digitalizado. Mais de 700 milhões de palavras ou expressões foram examinadas. A análise indica que algumas palavras têm maior probabilidade de sucesso, atingindo um ciclo de vida maior do que outras.

Biografia do Autor

Antoinette Renouf, Birmingham City University

Diretora do ICAME (International Computer Archive of Modern and Mediaeval English), membro do corpo editorial da série “Translation and text Technology” da Mouton de Gruyter e do periódico “Journal Lingvisticae investigationes” da John Benjamins. Atua nas áreas de Linguística de Corpus, lexicografia, análise automática de textos e suas aplicações no gerenciamento do conhecimento. Foi co-diretora do projeto COBUILD na Universidade de Birmingham e dirigiu sete outros projetos em Linguística de Corpus como o EPSRC e o WebCorpLSE.

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Publicado

2011-06-19

Como Citar

Renouf, A. (2011). Rastreando a produtividade e criatividade lexicais na mídia britânica: ‘the chavs and the chav-nots’. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(28). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26075

Edição

Seção

Estudos Linguísticos