O que é uma autora? Reflexões sobre a presença feminina no campo cultural luso-brasileiro antes de 1822

Autores

  • Vanda Anastácio Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

autoria feminina, Brasil colônia, campo literário, Bourdieu, Even-Zohar.

Resumo

Partindo das formulações teóricas de Michel Foucault e de Roger Chartier sobre o conceito de autoria, este artigo procura repensar esse mesmo conceito a partir da realidade da escrita das mulheres no espaço lusófono anterior à introdução da Imprensa no Brasil. A análise do campo literário luso-brasileiro do período colonial, dos modos de circulação dos textos, da vigilância exercida sobre eles pelos vários poderes (eclesiástico, político, administrativo) bem como a observação do modo como essa vigilância era contornada ou iludida indicam que, no caso luso-brasileiro, faz mais sentido recorrer a modelos teóricos que propõem uma visão dinâmica do espaço social, como os de Pierre Bourdieu ou de Itamar Even- Zohar.

Biografia do Autor

Vanda Anastácio, Universidade de Lisboa

Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem colaborado com o Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa e o Centro de Estudos Camonianos de Coimbra. Integra a equipe que prepara a edição crítica da correspondência e da obra da Marquesa de Alorna. Realizou edições críticas de autores portugueses dos séculos XVI a XVIII. Entre as obras publicadas contam-se, entre outros, o estudo de uma obra do Cavaleiro de Oliveira (Viagem à Ilha do Amor, 2001), as Obras de Francisco Joaquim Bingre, em 6 volumes (2000-2005) o Teatro Completo de Camões (2005). É responsável pela edição da correspondência trocada entre a Marquesa de Alorna e a Condessa do Vimiero (Cartas de Lília e Tirse [1771-1777], 2007). Coordenou o volume coletivo intitulado Correspondências (usos da carta no século XVIII) (2005). Publicou no Brasil Os Sonetos da Marquesa de Alorna (2009).

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Anastácio, V. (2011). O que é uma autora? Reflexões sobre a presença feminina no campo cultural luso-brasileiro antes de 1822. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26069

Edição

Seção

Estudos Literários