As três naturezas: Schiller e a criação artística

Autores

  • Ricardo Barbosa UERJ/CNPq

Palavras-chave:

Schiller, criação artística, estética, poesia, linguagem.

Resumo

Schiller descreve a criação artística como uma luta entre as três naturezas envolvidas na representação: a natureza do objeto a ser representado, a natureza do material empregado e a natureza do artista. Esta última deve promover a harmonia entre aquelas, de acordo com certos padrões. Se a natureza do material prevalece sobre as demais, o resultado é rude. Se a natureza do artista predomina, a obra de arte se torna amaneirada. O estilo é o ideal da criação. Daí se infere que a pura objetividade da representação deve ser admitida como o mais alto princípio da arte. A criação artística é, portanto, como uma luta na qual a simples natureza do material e a natureza subjetiva do artista devem desaparecer, abrir espaço para que a individualidade do objeto seja representada.

Biografia do Autor

Ricardo Barbosa, UERJ/CNPq

Pesquisador do CNPq e professor do Departamento de Filosofia da UERJ. Doutor em Filosofia pela PUC/RJ. Autor de Dialética da reconciliação. Estudo sobre Habermas e Adorno (Rio de Janeiro: Uapê, 1996), Schiller e a cultura estética (Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004), A formação pela ciência. Schelling e a idéia de universidade (Rio de Janeiro: Eduerj, 2010). Entre outros autores, traduziu as seguintes obras de Schiller: Kallias ou sobre a beleza. A correspondência entre Schiller e Körner, janeiro-fevereiro de 1793 (Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002), Fragmentos das preleções sobre estética do semestre de inverno de 1792-93 (Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004), Cultura estética e liberdade. A correspondência entre Schiller e o Príncipe de Augustenburg (São Paulo: Hedra, 2009).

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Barbosa, R. (2011). As três naturezas: Schiller e a criação artística. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26068

Edição

Seção

Estudos Literários