‘Caramuru’ e a segunda queda do ameríndio

Autores

  • Michel Riaudel Université de Poitiers, CRLA

Palavras-chave:

Caramuru, Ameríndios, são Tomé, Monogenismo, Degenerescência

Resumo

O descobrimento da América suscitou surpresa e questionamentos vários sobre a noção de humanidade, o sentido da história, os fundamentos das organizações sociais… Nessa linha de pensamento surgiram reflexões (Thomas More, Montaigne, Rousseau…) acentuando as diferenças culturais e insistindo na ruptura de perspectivas, seja para redefinir o télos europeu, seja para fundar suas críticas do Velho Mundo. Contudo, dentro da lógica cristã, a exigência era pelo contrário reintegrar o Ameríndio no universo das Sagradas Escrituras, demonstrando que Deus não abandonara a América – tendo mandado santos (por ex. são Tomé), e deixado sinais múltiplos da Revelação –, mas que o “Americano” ou “Brasílico”, ele sim, tinha se desviado de Deus e das verdades divinas originais. Assim, aqueles que possivelmente não moravam tão longe de vestígios do Paraíso Terreal foram submetidos a um segundo processo de condenação, à imagem da Queda que conheceram Adão e Eva. Talvez o poema épico de Santa Rita Durão, Caramuru (1781), seja o último exemplo desse raciocínio, no mundo colonial luso-brasileiro; no momento em que o conceito de “degenerescência” estava sendo assimilado pelo discurso racionalista e científico de parte do contexto iluminista e pelas políticas civilizatórias do século XIX.

Biografia do Autor

Michel Riaudel, Université de Poitiers, CRLA

Professor da Universidade de Poitiers, França (Departamento de Estudos portugueses e brasileiros), pesquisador do CRLA-Archivos e tradutor. Sua tese de doutoramento foi dedicada à articulação traduzir/transferir na obra poética de Ana Cristina Cesar. Suas pesquisas atuais continuam voltadas para as questões de tradução e transferências, entre outras coisas através da circulação do mito do Caramuru. Entre livros publicados: organizou France-Brésil, catálogo bibliográfico comentado sobre o Brasil (Paris: Association pour la diffusion de la pensée française, 2005); com Pierre Rivas, «La littérature brésilienne», in: Europe, n° 919­920 (Paris, Nov. 2005); com Camille Dumoulié, Le corps et ses traductions (Paris: ed. Desjonquères, 2008), cuja versão em português se acha no site eletrônico da revista Silène do Centre de recherches en littérature et poétique comparées de Paris Ouest-Nanterre-La Défense:
http://www.revue-silene.com/f/index.php

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Riaudel, M. (2011). ‘Caramuru’ e a segunda queda do ameríndio. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26067

Edição

Seção

Estudos Literários