Ideologias cruzadas em poetas do setecentos em Minas Gerais

Autores

  • Melânia Silva de Aguiar UFMG/PUC-MG/CNPq

Palavras-chave:

século XVIII, fontes textuais, Minas Gerais, Cláudio Manuel da Costa.

Resumo

A obra dos chamados “poetas inconfidentes” de Minas Gerais, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto, examinada à luz de documentos históricos e de fontes textuais, pode oferecer sugestivas possibilidades de leitura e compreensão de sua trajetória estética e ideológica. O peso da censura estatal exercida à época, cerceando a livre manifestação do espírito, e as condições a que estiveram sujeitos esses poetas quando de sua prisão e julgamento, são claros indícios do muito que se perdeu de sua produção manuscrita, o que tem dificultado amplo acesso a suas ideias. Ultimamente, a reunião da extensa produção inédita e esparsa de Cláudio Manuel da Costa, assim como a localização de fontes textuais de parte dessa produção, permite maior proximidade com a gênese de sua obra e contribui para melhor avaliação do autor e do período. Alguns aspectos da obra literária de Cláudio Manuel da Costa serão privilegiados no presente estudo, tendo-se em vista os significados de marcas de cunho estético e/ou ideológico registradas em manuscritos do autor.

Biografia do Autor

Melânia Silva de Aguiar, UFMG/PUC-MG/CNPq

Titular de Literatura Brasileira, aposentada, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e leciona atualmente no Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui doutorado em Literatura Brasileira, pela UFMG, tendo realizado pós-doutorado na Sorbonne Nouvelle, Paris III e na Universidade de Lisboa. Foi diretora da Faculdade de Letras da UFMG (1986-1990) e, a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, foi professora e diretora do Instituto de Cultura Uruguaio-Brasileiro, em Montevidéu (1977-1981). Atualmente é coordenadora do Grupo de Estudos de Poesia da Modernidade (GEPOM), da PUC Minas. Dentre as suas publicações mais recentes, destaca-se o Dicionário bibliográfico brasileiro, de Sacramento Blake (sete vol.) – edição eletrônica. Estabelecimento do texto, organização, estudo crítico. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2011. 4.450 p.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Aguiar, M. S. de. (2011). Ideologias cruzadas em poetas do setecentos em Minas Gerais. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26066

Edição

Seção

Estudos Literários