Entre o cuidado de si e a fusão dos corações: prazer e discurso sobre a moral no Século das Luzes

Autores

  • Marc André Bernier Université du Québec à Trois-Rivières

Palavras-chave:

Lévesque de Pouilly, discurso moral, metáfora musical.

Resumo

No século XVIII, a questão do prazer se inscreve no centro de uma dupla tensão entre comportamento sexual e reflexão filosófica, experiência sensível e análise moral. Com a intenção de explorar essa configuração complexa, este artigo se propõe estudar alguns textos publicados nos anos 1740: dois pequenos romances de Meusnier de Querlon — les Dortoirs de Lacédémone (1740) e Psaphion, ou la Courtisane de Smyrne (1748) — e um tratado de filosofia moral, a Théorie des sentiments agréables (1747), de Lévesque de Pouilly. Ao evidenciar o papel que aí exercem a teoria musical e as metáforas que são retiradas dos textos, o autor mostra de que modo a questão do prazer permite renovar o discurso moral, afirmando tanto a necessidade do cuidado de si, quanto a de entrar, por assim dizer, em uma relação de consonância harmoniosa com o outro.

Biografia do Autor

Marc André Bernier, Université du Québec à Trois-Rivières

Professor Titular de Retórica, na Unversidade de Québec à Trois-Rivières. Seus trabalhos se situam entre a literatura em língua francesa, a história do livre pensamento setecentista e a retórica. Foi o primeiro tradutor de Figura de Erich Auerbach para o francês (1993). Atua como codiretor da revista interdisciplinar de estudos literários Tangence. Recentemente organizou La raison exaltée. Études sur De la littérature de Madame de Staël (Québec: Presses de l’Université Laval, 2011); com Deidre Dawson, publicou Les Lettres sur la sympathie (1798) de Sophie de Grouchy. Philosophie morale et réforme sociale (Oxford: Voltaire Foundation [Studies on Voltaire and the Eighteenth-Century], 2010). Presidiu desde 2009 a Sociedade Canadense de Estudo do Século XVIII e foi eleito para a presidir a Sociedade Internacional de Estudo do Século XVIII no período 2011-2015.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Bernier, M. A. (2011). Entre o cuidado de si e a fusão dos corações: prazer e discurso sobre a moral no Século das Luzes. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26064

Edição

Seção

Estudos Literários