Uma pedagogia da escrita: intelectuais lusobrasileiros no século XVIII

Autores

  • Claudete Daflon UFF

Palavras-chave:

Ilustração, intelectuais, educação, poesia, ciência.

Resumo

A atuação intelectual, dentro dos quadros da ilustração luso-brasileira, implicou a adesão inconteste ao princípio da utilidade. A clara tendência ao pragmatismo, por sua vez, atrelou-se ao compromisso com o progresso e a pátria. Nesse sentido, as ações dos intelectuais deveriam ser dirigidas ao fortalecimento do Estado e, consequentemente, da sociedade civil, como propõe Ribeiro Sanches. Desse modo, seria garantida a formação de ilustrados e profissionais que pudessem trabalhar a favor da riqueza do reino. Ao mesmo tempo, a atuação intelectual ganhou relevante dimensão pedagógica, uma vez que se caracterizaria tanto pela divulgação dos ideais ilustrados quanto pela participação no processo de formação educacional. Todavia, confundem-se cientistas e letrados, visto que, por um lado, ambos estariam voltados para a implementação do mesmo projeto político-ideológico; e, por outro, agiriam em diferentes campos discursivos, arriscando-se na escrita da ciência e na poesia. Assim, autores como Francisco de Melo Franco e Manuel da Silva Alvarenga são exemplares de uma atuação que se deu tanto nas letras quanto nos estudos científicos. De modo que, seja na sátira seja na poesia encomiástica, os autores encontram espaço, enquanto homens da ilustração, para uma atuação prática na sociedade.

Biografia do Autor

Claudete Daflon, UFF

Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Letras pela PUC-Rio, participou dos livros Alguma Prosa (2007), com capítulo sobre João Gilberto Noll, intitulado “Ser escritor”, e A legislação pombalina sobre o ensino das línguas (2010), com o texto “Caminhos do Saber: literatos e cientistas no Brasil do Setecentos”.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Daflon, C. (2011). Uma pedagogia da escrita: intelectuais lusobrasileiros no século XVIII. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26060

Edição

Seção

Estudos Literários