Dirce – pedagogia e poética

Autores

  • Ivo Barbieri UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.26024

Palavras-chave:

Literatura, educação, crítica.

Resumo

Este artigo tenta mostrar afinidades entre a atividade docente e o discurso crítico elaborado por Dirce. O projeto de ação pedagógica repercutia na sua concepção da invenção poética. Nas aulas como em seus escritos, em vez de respostas acabadas, ela propunha indagações que incitassem à reflexão e abrissem outras possibilidades de leitura, bem de acordo com a didática montessoriana que pre­conizava o estímulo à autoaprendizagem. O mote que permeia esta explanação parte da ideia de que o artista, como a criança, em seu impulso lúdico, inventa mundos novos. A invenção infantil pressupõe curiosidade espontânea da criança quando desembaraçada da submissão ao poder da casa e da escola. Dirce explora essa temática na ficção brasileira dos séculos XIX e XX, através das narrativas de O Ateneu, Infância, Menino de engenho e, especialmente, da novelística de Guimarães Rosa. Naqueles, a pesquisadora analisa o poder impositivo que imobiliza crianças e adolescentes, inibindo-lhes o imaginário e o prazer de encantamento propiciado pelo lazer criativo exercitado fora da escola. A crítica-educadora não deixa de anotar a denúncia dos narradores fictícios contra as arbitrariedades praticadas pela escola. Particularmente, na obra de Guimarães Rosa, o mundo maravilhoso da criança consegue se sobrepor ao desencanto imposto pelos adultos. Pirlimpsiquice das Primeiras estórias é exemplo emblemático dessa contraposição. De um lado, um mestre impondo verdades incontestáveis; do outro, as verdades inventadas no jogo da representação. Neste espaço textual, cruzam-se vários textos que se fazem e desfazem recuperando o mundo “milmaravilhoso”, ludicamente inventado. O ensino da literatura gira em órbita similar à do jogo, irmanando elaboração poética e comunicação didático-pedagógica – conúbio celebrado pela professora Dirce.

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.26024

Biografia do Autor

Ivo Barbieri, UERJ

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1960), graduação em Bacharel Em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1961) e especialização em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1965).

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Barbieri, I. (2016). Dirce – pedagogia e poética. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(39). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.26024