Memórias do lugar para o personagem Miguilim em <i>Campo geral</i>, de Guimarães Rosa

Autores

  • Regina da Costa da Silveira Uniritter
  • Ana Denise Teixeira Andrade UniRitter

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.23528

Palavras-chave:

Sentidos, espaço, lugar, memória individual e coletiva, Campo Geral.

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão a respeito da construção da memória de uma personagem infantil, em uma narrativa de ficção, influenciada pelas memórias coletivas de seus familiares e agregados. A leitura do conto Campo Geral (2001), de João Guimarães Rosa, motiva tal discussão, tendo em vista que o protagonista, com o nome de Miguilim, é um menino sensível que se apoia em suas percepções sensoriais e nos relatos dos que com ele convivem para edificar a sua própria memória e para se iniciar na compreensão do meio em que vive. É através dos sinais externos, do espaço e da memória coletiva que a personagem constrói e desconstrói a sua estória e a de sua família. O protagonista convoca as lembranças para criar um elo entre as suas sensações e a realidade que o cerca, ainda que sejam recordações oriundas de uma mente demasiadamente jovem e, por isso mesmo, pouco experiente. A fim de compreender a formação da memória, nessa fase da vida, faz-se necessário o suporte teórico dos autores Iván Izquierdo (2011), que trata da memória sob a perspectiva da neurociência, Alan Baddeley (2011) e seus colaboradores, que pesquisam sobre a formação da memória e Maurice Halbwachs (2015), que relaciona a aquisição da memória ao contexto social. Além desses estudiosos, pesquisadores como Doreen Massey (2008) e Gaston Bachelard (s/d) também contribuem com seus estudos, ao refletir sobre a importância do lugar e do espaço. Através desse entrelaçamento de teorias, pode-se vislumbrar algumas formas de aquisição e conservação da lembrança infantil.

---

DOI: http://dx.doi.org/12957/matraga.2016.23528

Biografia do Autor

Regina da Costa da Silveira, Uniritter

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua P pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Ritter dos Reis.

Ana Denise Teixeira Andrade, UniRitter

Doutoranda em Letras, Mestra em Letras, Especialização em Literatura Brasileira e Graduada em Letras-Português. Diretora de Escola Estadual de Ensino Médio e Professora de Português nas Séries Finais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

da Silveira, R. da C., & Andrade, A. D. T. (2016). Memórias do lugar para o personagem Miguilim em <i>Campo geral</i>, de Guimarães Rosa. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(39). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.23528