Crise na leitura e formação de leitores: uma questão de política linguística?

Autores

  • Cristina Vergnano-Junger Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.23131

Palavras-chave:

política linguística, crise na leitura, formação do leitor

Resumo

Vários pesquisadores, agentes governamentais e de avaliação de formação têm posto em pauta o que vem sendo chamado “crise na leitura” no Brasil. Aliadas a isso, surgem as reflexões sobre a formação de leitores e do consequente papel da escola nesse cenário. Igualmente, as tecnologias digitais e a internet, com seus textos e linguagens específicos, são associadas com frequência ao problema. Nos últimos anos vimos dedicando-nos aos estudos relacionados à compreensão leitora, com foco na sua relação com o mundo digital. E, embora o tema da crise leitora seja muito discutido no âmbito da educação, nossa abordagem apoia-se em pressupostos da sociocognição, dentro dos estudos em Linguística Aplicada. Nesse sentido, propomos neste artigo abordar o tema sob uma ótica linguística e trazer à pauta a reflexão sobre a relação entre essa formação necessária de um leitor num contexto de crise e a política linguística.

---

http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.23131

Biografia do Autor

Cristina Vergnano-Junger, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora associada do Instituto de Letras da UERJ. Leciona língua espanhola na graduação e atua no mestrado e doutorado em Letras na especialidade de Linguística (Linguística Aplicada).

Downloads

Publicado

2016-06-14

Como Citar

Vergnano-Junger, C. (2016). Crise na leitura e formação de leitores: uma questão de política linguística?. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(38). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.23131

Edição

Seção

Estudos Linguísticos