ANÁLISE DA CATEGORIA ASPECTO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZADOS NAS DÉCADAS DE 1970 A 2000

Autores

  • Márluce Coan UFC
  • Maria Polyanne Andrade de Alcântara UFC

Palavras-chave:

Aspecto, Livro Didático, Ensino Médio.

Resumo

Neste artigo, tratamos da categoria Aspecto em livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados no Ensino Médio. Buscamos apresentar um panorama histórico, considerando-se livros utilizados nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000. Nossa pesquisa visa à análise dos seguintes tópicos: a) significados aspectuais; b) uso do perfeito e do imperfeito; c) papel do particípio; d) Aspecto progressivo; e) usos/funções dos verbos auxiliares aspectuais e f) sufixos marcadores de Aspecto.

Biografia do Autor

Márluce Coan, UFC

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas – SOCIOLIN-CE. Entre suas publicações recentes, encontram se: a) Marcação de tempos passados: considerações interlinguísticas; b) Usos dos pretéritos perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito em contextos de variação: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa; c) Sociolinguística Variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Coan, M., & Alcântara, M. P. A. de. (2012). ANÁLISE DA CATEGORIA ASPECTO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZADOS NAS DÉCADAS DE 1970 A 2000. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(30). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22628