ANÁLISE DA CATEGORIA ASPECTO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZADOS NAS DÉCADAS DE 1970 A 2000

Márluce Coan, Maria Polyanne Andrade de Alcântara

Resumo


Neste artigo, tratamos da categoria Aspecto em livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados no Ensino Médio. Buscamos apresentar um panorama histórico, considerando-se livros utilizados nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000. Nossa pesquisa visa à análise dos seguintes tópicos: a) significados aspectuais; b) uso do perfeito e do imperfeito; c) papel do particípio; d) Aspecto progressivo; e) usos/funções dos verbos auxiliares aspectuais e f) sufixos marcadores de Aspecto.


Palavras-chave


Aspecto, Livro Didático, Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


e-ISSN 2446-6905 | DOI: 10.12957/matraga


Matraga é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

Logomarca UERJ  Logomarca Instituto de Letras  Logomarca Pós-graduação

 


Indexado em:


Licença Creative Commons
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.