ENSINANDO GRAMÁTICA PARA O USO DA LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Helena Feres Hawad UERJ/PUC-Rio

Palavras-chave:

ensino de língua materna, abordagem produtiva da gramática, orações subordinadas substantivas.

Resumo

As críticas ao ensino tradicional da língua materna têm apontado, já desde muito tempo, suas deficiências com respeito ao que deveria ser seu objetivo principal: conduzir os estudantes a um melhor domínio da língua. Não obstante, o professor brasileiro, em geral, ainda dispõe de poucos recursos didáticos para reformular sua prática. Este artigo apresenta exemplos de atividades pedagógicas para a abordagem produtiva das orações subordinadas substantivas no ensino da língua portuguesa, a partir de três funções discursivas dessas estruturas: o discurso indireto, a coesão textual e a modalização. As atividades favorecem a integração entre gramática, leitura e produção de textos.

Biografia do Autor

Helena Feres Hawad, UERJ/PUC-Rio

Doutora em Letras pela PUC-Rio. Leciona desde 1985 no Instituto de Aplicação da UERJ (CAp-UERJ), e desde 1998 no Departamento de Letras da PUC-Rio. Seus trabalhos mais recentes são os artigos “Texto ou gramática? Pela superação de um falso dilema” (em livro organizado por A. Valente e M. T. Pereira) e “Uma concepção semiótica de gramática: a Linguística Sistêmico-Funcional” (em livro organizado por D. Simões), ambos de 2011.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Hawad, H. F. (2012). ENSINANDO GRAMÁTICA PARA O USO DA LÍNGUA MATERNA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(30). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22627