PADRÕES VARIÁVEIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR: RESTRIÇÕES E AVALIAÇÃO

Autores

  • Silvia Rodrigues Vieira UFRJ
  • Juliana Cristina de Paula Pires UFRJ

Palavras-chave:

Concordância verbal, Variação linguística, Avaliação.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do estudo sociolinguístico das normas variáveis de concordância verbal de terceira pessoa do plural praticadas por estudantes em redações de vestibular, contexto de alto grau de monitoração estilística. Tomando por base os pressupostos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968; LABOV, 1972, 1994, 2003), objetiva-se (i) descrever o comportamento da regra variável, definindo os fatores linguísticos atuantes (restrictions problem), e (ii) caracterizar o valor social das variantes no contexto de avaliação escolar (evaluation problem). O corpus é constituído de 400 redações do vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, distribuídas em quatro conceitos, a depender da nota recebida pelo texto no quesito “atendimento ao padrão culto escrito” – 0,5 (meio); 1,0 (um); 1,5 (um e meio); 2,0 (dois). Por meio da correlação entre as notas recebidas pela redação no quesito “atendimento ao padrão culto escrito” e o uso variável da (não)-concordância verbal, pretende-se analisar a avaliação subjetiva das formas alternantes no contexto de avaliação escolar.

Biografia do Autor

Silvia Rodrigues Vieira, UFRJ

Possui doutorado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente, é Professora Adjunta (nível IV) do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ e pesquisadora da FAPERJ, contemplada no Programa Jovem Cientista 2011. É coordenadora de projetos de pesquisa nacional e de cooperação internacional (CAPES 2008-2011; ALFAL 21, a partir de 2012), sua produção bibliográfica conta com organização de livros, capítulos publicados em livros, artigos em periódicos e trabalhos em anais de congressos. Tem ampla experiência na área de Letras/Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nas áreas da Sociolinguística, sobretudo no que se refere à variação morfossintática (com destaque para os temas concordância verbal, uso e ordem de pronomes, e ensino de língua materna) e à interface Morfossintaxe-Fonética.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Vieira, S. R., & Pires, J. C. de P. (2012). PADRÕES VARIÁVEIS DE CONCORDÂNCIA VERBAL EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR: RESTRIÇÕES E AVALIAÇÃO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(30). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22626