GRAMÁTICA, USO DA LÍNGUA E ENSINO

Autores

  • Vera Lucia Paredes Pereira da Silva UFRJ/CNPq

Palavras-chave:

ensino produtivo, variação linguística, contexto, gêneros discursivos.

Resumo

Neste artigo busca-se estabelecer uma correlação entre concepções de gramática, estudos sobre o uso da língua e suas implicações no ensino da língua materna na escola. Parte-se da clássica distinção entre as abordagens ao ensino, conforme Halliday et alii, 1974. Destaca-se o papel da abordagem produtiva e critica-se o foco da escola tradicional numa abordagem eminentemente prescritiva. Procura-se demonstrar a relevância de estudos do uso real da língua contemporânea, em contextos comunicativos específicos, para um ensino mais eficaz e atraente da língua nativa. Como evidências da distância entre a abordagem prescritiva, que toma como modelo uma única variedade de língua, e o uso efetivo dos falantes, examinam- se resultados de dois estudos sociolinguísticos variacionistas recentes: a variação no sujeito de segunda pessoa e a expressão variável da terceira pessoa no português carioca contemporâneo. Embora reconhecendo a escola como lócus do ensino da variante padrão, reitera-se a importância de ali também se discutirem outras variedades. Sugere-se, seguindo Halliday et alii, que variedades mais presentes no uso cotidiano do aluno não sejam simplesmente alijadas, mas situadas no seu devido contexto de uso. Desse modo, acredita-se que será alcançado o principal objetivo do ensino de portuguesa apropriação, pelo aluno, de um maior número de variedades e o reconhecimento das situações de uso apropriadas a cada uma.

Biografia do Autor

Vera Lucia Paredes Pereira da Silva, UFRJ/CNPq

Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Fez estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Georgetown, EUA, Estados Unidos, na área de discurso (1994). Atualmente é Professor Associado II da Faculdade de Letras da UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: relações fala-escrita, gêneros de discurso, variação linguística, sujeito, pronomes. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Silva, V. L. P. P. da. (2012). GRAMÁTICA, USO DA LÍNGUA E ENSINO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(30). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22623