SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO: POR QUE, QUANDO E COMO?

Autores

  • Maria Eugênia Lammoglia Duarte UFRJ/CNPq

Palavras-chave:

ensino de gramática, fala e escrita, escrita padrão, livro didático.

Resumo

Neste artigo busco defender o ensino da gramática no português a partir do segundo segmento do nível Fundamental com a justificativa de que o acesso ao conhecimento da estrutura da língua enriquece o seu conhecimento e constitui condição essencial para que o aluno tenha informações sobre as gramáticas de sincronias passadas ao lidar com textos literários no Ensino Médio. Para que esse ensino tenha êxito, entretanto, é necessário que as gramáticas e, consequentemente, os livros didáticos descrevam os usos da escrita padrão contemporânea, que não é uniforme nem se assemelha às normas anacrônicas que têm guiado o ensino tradicional.

Biografia do Autor

Maria Eugênia Lammoglia Duarte, UFRJ/CNPq

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995), é Professora Titular da Faculdade de Letras da UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Teoria e Análise Linguística. Participa dos projetos PEUL (Programa de Estudos sobre o uso da língua), NURC-RJ (Norma Urbana Culta do Rio de Janeiro), PHPB (Para a história do português brasileiro) e România Nova. Orienta teses e dissertações relacionadas direta ou indiretamente a mudanças no sistema pronominal do PB. É bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Duarte, M. E. L. (2012). SOBRE O ENSINO DA GRAMÁTICA NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO: POR QUE, QUANDO E COMO?. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(30). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22620