A MEMÓRIA FICCIONALIZADA EM ‘HERANÇAS’ E ‘LEITE DERRAMADO’: RASTROS, APAGAMENTOS E NEGOCIAÇÕES

Autores

  • Marilene Weinhardt UFPR - CNPq

Palavras-chave:

ficção contemporânea, ficção histórica, Silviano Santiago, Chico Buarque.

Resumo

Na produção contemporânea que pode ser lida como herdeira do romance histórico, admitindo ou não essa filiação, conjugam- se textualidades de extrações muito diversas. Nessa pluralidade, avulta a recorrência ao discurso memorialístico. Se a presença da memória é hoje reconhecida como condição da produção literária, no caso da ficcionalização do passado histórico seu dimensionamento apresenta particularidades em decorrência de diversas formas de trânsito: entre passado individual e passado coletivo, entre acontecimentos pessoais e acontecimentos sociais, entre o lembrado porque vivido e o lembrado a partir de relatos. Esta abordagem busca perceber rastros, apagamentos e negociações dos processos da memória ficcionalizados em Heranças (2008), de Silviano Santiago, e Leite derramado (2009), de Chico Buarque. A proposta é que a memória individual figurada nas duas obras pode ser lida como reverberação da memória coletiva da sociedade brasileira no período ficcionalizado.

Biografia do Autor

Marilene Weinhardt, UFPR - CNPq

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (1994), é professora titular de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Paraná, bolsista de produtividade em Pesquisa 2 (CNPq), líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Estudos sobre ficção histórica no Brasil”. Produção científica centrada na ficção brasileira contemporânea, especialmente na ficção histórica.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Weinhardt, M. (2012). A MEMÓRIA FICCIONALIZADA EM ‘HERANÇAS’ E ‘LEITE DERRAMADO’: RASTROS, APAGAMENTOS E NEGOCIAÇÕES. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22608

Edição

Seção

Estudos Literários