PEPETELA EM TRÊS TEMPOS: REVISITANDO A HISTÓRIA ANGOLANA

Autores

  • Maria Helena Sansão Fontes UERJ

Palavras-chave:

Pepetela, História, Angola.

Resumo

Leitura de três romances de Pepetela – A gloriosa família, Yaka e O planalto e a estepe – sob o viés da metaficção historiográfica, ressaltando que os acontecimentos que tecem seus enredos complementam-se, oferecendo uma visão sequencial dos fatos históricos, reinventados a partir do imaginário ficcional que, de maneira autorreflexiva e subjetiva, revisita a memória histórica.

Biografia do Autor

Maria Helena Sansão Fontes, UERJ

Doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ (1998), com pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa, em 2009, e professora associada de Literatura Portuguesa do Instituto de Letras da UERJ, com vários artigos publicados em revistas do Brasil e do exterior, é autora de Sem fantasia: masculino-feminino em Chico Buarque. Graphia, 2ed. 2003. Publicações recentes: “A metaficção historiográfica na obra de Pepetela” – artigo, 2011; “A bagagem do viajante Saramago” – artigo, 2011 (ambos publicados na Revista da UFRRJ, Série Ciências Humanas e Sociais, vol.33, nº1 e 2).

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Fontes, M. H. S. (2012). PEPETELA EM TRÊS TEMPOS: REVISITANDO A HISTÓRIA ANGOLANA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22607

Edição

Seção

Estudos Literários