TEMPO E HISTÓRIA NA FICÇÃO E NAS ‘MEMÓRIAS’ DE DYONÉLIO MACHADO

Autores

  • Márcia Helena Saldanha Barbosa UPF

Palavras-chave:

tempo, literatura e história, relato de memórias.

Resumo

Este trabalho aborda a concepção do tempo em dois textos de Dyonélio Machado: O louco do Cati, romance lançado em 1942, e Memórias de um pobre homem, relato autobiográfico escrito na década de 1970 e publicado, postumamente, em 1990. Procede- se à análise da fusão entre presente e passado, identificada na trama do romance, e ao estudo das percepções do autor acerca da convivência de tempos distintos num mesmo período, registradas em suas Memórias. Verifica-se que o tratamento especial concedido ao tempo nos dois textos de Dyonélio Machado conduz o escritor a uma reflexão sobre a história e a evolução social, que o leva a reexaminar suas convicções políticas.

Biografia do Autor

Márcia Helena Saldanha Barbosa, UPF

Professora do Programa de pós-graduação em Letras (Universidade de Passo Fundo - UPF). Publicações (2011): Navegação sem mapa: a história na poesia de Sophia Andresen, in Poetas que interessam mais: leituras da poesia portuguesa pós-pessoa (RJ: Azougue); Comunicação a sós: a poesia segundo Mario Quintana, in Letras de Hoje; As múltiplas vozes de Vinte e Zinco, in Desenredo.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Barbosa, M. H. S. (2012). TEMPO E HISTÓRIA NA FICÇÃO E NAS ‘MEMÓRIAS’ DE DYONÉLIO MACHADO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22606

Edição

Seção

Estudos Literários