DEPOIS DO FIM: AINDA HISTÓRIA DE LITERATURA NACIONAL?

Autores

  • Luís Bueno UFPR - CNPq

Palavras-chave:

História literária, literatura brasileira, teoria da literatura.

Resumo

Este artigo parte da constatação de que a escrita da história de literatura nacional vive um momento de crise e, segundo alguns críticos, é mesmo inviável nos dias de hoje – ou seja, chegou ao fim. Contrapõe-se a essa visão procurando demonstrar que se há o esgotamento da história da literatura, ele se restringe a um modelo tradicional específico e indica uma alternativa possível para esse modelo.

Biografia do Autor

Luís Bueno, UFPR - CNPq

Professor de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsista produtividade do CNPq. Tem artigos recentes publicados em diversos livros e em periódicos como Teresa, O eixo e a roda, Terceira Margem, Revista Letras, Revista de Crítica Literaria Latinoamericana. Entre os livros que publicou destacam-se Uma história do romance de 30 (Edusp/Unicamp) e a edição fac-similar da Confederação dos Tamoios (Editora UFPR).

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Bueno, L. (2012). DEPOIS DO FIM: AINDA HISTÓRIA DE LITERATURA NACIONAL?. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22605

Edição

Seção

Estudos Literários