UM ROMANCE HISTÓRICO DE LEONARDO SCIASCIA

Autores

  • Hermenegildo Bastos UnB

Palavras-chave:

A relação literatura/história e sua dimensão política, Il consiglio d’Egitto de Leonardo Sciascia e a atualidade do romance histórico.

Resumo

Procuraremos aqui estudar a obra de Sciascia (principalmente Il consiglio d’Egitto, mas fazendo também referência a outras obras suas) e sua relação com a problemática da história. Nesse contexto estudaremos a atualidade do romance histórico, a dimensão política da relação literatura/história, a urgência de a literatura narrar a história e procurar os valores humanos em um mundo em que eles parecem ter perecido. Para tanto, retomaremos algumas das discussões sobre a relação entre literatura e história, o que faremos recorrendo aos termos teóricos do debate atual.

Biografia do Autor

Hermenegildo Bastos, UnB

Professor titular de Literatura Brasileira da Universidade de Brasília (UnB). Últimas publicações: “Atroadas de máquinas, motores, estrugidos”: lírica e sociedade na poesia de Joaquim Cardozo. Revista Brasileira de Literatura Comparada, São Paulo, n. 18, 2011. As artes da ameaça. Ensaios sobre literatura e crise. São Paulo: Outras Expressões, 2012.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Bastos, H. (2012). UM ROMANCE HISTÓRICO DE LEONARDO SCIASCIA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22602

Edição

Seção

Estudos Literários