PREFÁCIOS, ADVERTÊNCIAS E NOTAS: AO CARO E BENEVOLENTE LEITOR

Autores

  • Germana Maria Araújo Sales UFPA - CNPq

Palavras-chave:

prefácios, leitor, história da literatura, literatura brasileira, século XIX.

Resumo

Professora associada I, da graduação e pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Pará. Doutora em Letras (UNICAMP), bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq, atualmente coordena os projetos “Memória em periódicos: a constituição de um acervo literário” (CNPq/Universal) e o Projeto PROCAD “Circulação e produção literária em Belém do Pará: 1850 a 1950” (CAPES/ UFPA). Entre as últimas publicações, estão: “Antonio Candido, Mario Vargas Llosa e Carlos Fuentes: considerações teóricas sobre o gênero romance” (2011), “O Trânsito de romances franceses e portugueses na imprensa paraense” (2011), “Os anúncios de livros: circulação e trajetória do romance na sociedade belenense oitocentista” (2010), “Os prefácios de Macedo: para além do espaço ficcional” (2009).

Biografia do Autor

Germana Maria Araújo Sales, UFPA - CNPq

Este ensaio tem como objetivo analisar os prefácios escritos pelos romancistas do século XIX, reconhecendo-os como parte integrante da História da Literatura. A leitura desses textos permite inferir o perfil do leitor oitocentista, reconhecido em três categorias: a leitora feminina, o leitor benévolo e amigo e o leitor crítico e erudito.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Sales, G. M. A. (2012). PREFÁCIOS, ADVERTÊNCIAS E NOTAS: AO CARO E BENEVOLENTE LEITOR. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22601

Edição

Seção

Estudos Literários