‘HERSTORY’: METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA E FEMINISMOS

Autores

  • Cristina Stevens UnB

Palavras-chave:

feminismos, metaficção historiográfica, literatura estadunidense.

Resumo

A partir das contribuições dos estudos feministas e de gênero e da metaficção historiográfica, o presente texto analisa romances produzidos por escritoras contemporâneas inglesas e estadunidenses. Em fecunda produção na contemporaneidade, essas escritoras desenvolvem uma criativa dialética que nos alerta para a historicidade do texto e textualidade da história. Através de uma voz autoral feminina que cria uma personagem capaz de contar sua própria história, os romances (re)constroem a biografia e dão visibilidade à contribuição das mulheres, que foram silenciadas e/ou representadas de forma distorcida no processo de construção da historiografia tradicional. Ênfase no romance The Passion of Artemisia, de Susan Vreeland.

Biografia do Autor

Cristina Stevens, UnB

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1987), com Pós-Doutorado no Centre for Interdisciplinary Gender Studies - Leeds University/UK (2003). Professora da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do Grupo de Pesquisa VOZES FEMININAS (http://sites.google.com/site/vozesfemininasunb) e do GT/ANPOLL “A Mulher na Literatura” (2010/ 1012). Publicações: Quando o Tio Sam Pegar no Tamborim: uma perspectiva transcultural do Brasil (Editora Plano: 2000), Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil (EDUnB: 2003), Maternidade e Feminismo: diálogos interdisciplinares (Editora Mulheres: 2007), Migração e Identidade: olhares sobre o tema (Centauro: 2007), A Construção dos Corpos: perspectivas feministas (Editora Mulheres: 2008). ‘Mulher e Literatura’ - 25 Anos: Raízes e Rumos (Editora Mulheres: 2010).

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Stevens, C. (2012). ‘HERSTORY’: METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA E FEMINISMOS. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22599

Edição

Seção

Estudos Literários