A HISTÓRIA À DERIVA EM ‘AS NAUS’, DE LOBO ANTUNES: IDENTIDADE E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

Autores

  • Cláudio José de Almeida Mello UNICENTRO
  • Antônio Roberto Esteves UNESP

Palavras-chave:

literatura e história, pós-colonialismo e pós-modernismo, narrativa portuguesa contemporânea.

Resumo

O romance As naus (1988), de António Lobo Antunes, dialoga com a História de Portugal mediante a incorporação na temática e na articulação da forma de um debate candente no seio da sociedade portuguesa contemporânea, cuja tensão consiste na natureza problemática da identidade nacional, decorrente do desenvolvimento histórico do país, no qual se confrontam o discurso da grandeza imperial perdida e a realidade de decadência econômica. O romance pode ser lido como um retrato da desilusão de um povo que não consegue mais acreditar em mitos redentores e que trata de ancorar-se em uma imagem coletiva, propiciadora do sentimento de pertença do indivíduo a um presente que não pode prescindir do passado, construído pelo discurso histórico “ aquele que deu sustentação ao mito da pátria imperial. Essa relação entre presente e passado é permeada por uma dimensão política subjacente à discussão sobre o modo como o indivíduo se relaciona com o tema da perda do império, vendo-se em um país com uma história gloriosa, cuja ideia de nação se sustenta na épica dos feitos heroicos, em contraposição a um cotidiano que a desmente. Nesse processo, a perda das ilusões contribui para a rediscussão do ideal nacionalista. O diálogo com a história, articulado no discurso ficcional, trata de evidenciar a maneira como essa relação perpassa a composição da obra, especialmente através da confluência dos tempos na narração, exprimindo um conflito interior pela criatividade discursiva, o que pode ser lido como um instrumento político de questionamento da história hegemônica.

Biografia do Autor

Cláudio José de Almeida Mello, UNICENTRO

Doutor em Letras pela UNESP, professor adjunto do Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Últimas publicações: Lusofonia e o novo acordo ortográfico: questões políticas e linguísticas (2011) e Diálogos literários entre Dalton Trevisan e Newton Sampaio (2010).

Antônio Roberto Esteves, UNESP

Doutor em Letras pela USP, com Livre Docência em Literatura Comparada pela UNESP, onde é professor adjunto do Programa de pós-graduação em Letras. Últimas publicações: “(Des)tejer lo ya tejido: la representación em narrativas históricas de María Rosa Lojo” (2011) e O romance histórico brasileiro contemporâneo (2010).

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Mello, C. J. de A., & Esteves, A. R. (2012). A HISTÓRIA À DERIVA EM ‘AS NAUS’, DE LOBO ANTUNES: IDENTIDADE E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22598

Edição

Seção

Estudos Literários