LITERATURA E POLÍTICA EM ANGOLA, HOJE: UMA LEITURA DA PRODUÇÃO FICCIONAL CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Inocência Mata FLUL - CEC

Palavras-chave:

literatura, política, utopia libertária, monolitismo político.

Resumo

Este ensaio analisa a relação estreita entre literatura e política na actual produção literária angolana. Reportando-se a uma “tradição” que remonta ao século XIX, em que pela escrita (jornalística e literária) se enfrentava de forma politicamente programática o sistema colonial, quer nos seus primórdios quer nos meados do século XX, o ensaio rastreia os vieses políticos da ficção contemporânea angolana, detendo-se em Manuel dos Santos Lima, Pepetela, Uanhenga Xitu, Boaventura Cardoso e João Melo, este contista que potência a ironia de textos anteriores, erigindo-a ao paroxismo do carnavalesco e do grotesco. Todos, porém, tomando como “objecto” de crítica tanto o modus operandi do sistema político pós-colonial quanto os desvios e as imposturas de seus agentes.

Biografia do Autor

Inocência Mata, FLUL - CEC

Professora na área de LAC – Literaturas, Artes e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora no centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Como investigadora das literaturas africanas de língua portuguesa, com incidência em literaturas pós-coloniais comparadas, tem proferido conferências e participado em colóquios e congressos em Portugal, onde reside, e em muitos países da Europa, da África e das Américas, aqui sobretudo no Brasil. Tem colaboração dispersa em jornais e revistas da especialidade e é autora de livros de ensaios de que se destacam os Francisco José Tenreiro: as Múltiplas Faces de um Intelectual (2011), Ficção e História na Literatura Angolana: o Caso de Pepetela (2010), Polifonias Insulares: Cultura e Literatura de São Tomé e Príncipe (2010), A Literatura Africana e a Crítica Pós-Colonial: Reconversões (2007), Laços de Memória & Outros Ensaios sobre Literatura Angolana (2006), Literatura Angolana: Silêncios e Falas de Uma Voz Inquieta (2001), Diálogo com as Ilhas: sobre Cultura e Literatura de São Tomé e Príncipe (1998), Emergência e Existência de uma Literatura: o Caso Santomense (1993); em co-autoria, organizou com Laura Padilha: Mário Pinto de Andrade: um Intelectual na Política (2001), A Poesia e a Vida: Homenagem a Alda Espírito Santo (2006) e A Mulher em África: Vozes de uma Margem sempre Presente (2007); com Maria José Grosso: Pelas Oito Partidas da Língua Portuguesa: Homenagem a João Malaca Casteleiro (2007); com Rita Chaves e Tania Macêdo: Boaventura Cardoso: a Escrita em Processo (2005); e com Don Burness e Vicky Hartnack: When Things Came Together: Studies on Chinua Achebe (2009).

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Mata, I. (2012). LITERATURA E POLÍTICA EM ANGOLA, HOJE: UMA LEITURA DA PRODUÇÃO FICCIONAL CONTEMPORÂNEA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22595

Edição

Seção

Estudos Literários