LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA: HISTÓRIAS E ESTÓRIAS

Autores

  • Benjamin Abdala Junior USP - CNPq

Palavras-chave:

literatura e história, literatura e política, história literária e ensino, memória literária e estruturas míticas, estruturas comunicativas e poder simbólico.

Resumo

Reflexões sobre a história literária e sua aplicabilidade no ensino de literatura. A análise destaca o conceito de impacto, visto de um ângulo comunicativo e de afirmação de estruturas de poder simbólico. São discutidas formulações que envolvem mito e história e suas apropriações pela série literária; o processo do conhecimento para quem acessa o mundo através do texto literário; a continuidade dos repertórios literários e as novas apropriações em contextos diferentes, que muitas vezes os renovam.

Biografia do Autor

Benjamin Abdala Junior, USP - CNPq

professor titular da Universidade de São Paulo, atuando na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Autor de livros, ensaios e artigos no âmbito das relações entre literatura, política e sociedade, foi coordenador da área de Letras e Linguística e representante da área de Humanas no CTC-ES da CAPES; representante da área de Letras no CNPq e presidente da ABRALIC. Entre os últimos livros publicados, é de se citar: Fronteiras múltiplas, identidades plurais; De vôos e ilhas: literatura e comunitarismos; Literatura, história e política (2ª. Edição); Literaturas de língua portuguesa, marcos e marcas. Portugal; Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas; Moderno de nascença: figurações críticas do Brasil (coorganização).

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Abdala Junior, B. (2012). LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA: HISTÓRIAS E ESTÓRIAS. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(31). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22594

Edição

Seção

Estudos Literários