A produção de uma enciclopédia do porvir: política linguística e projeção de uma disciplina

Autores

  • Phellipe Marcel da Silva Esteves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.21225

Palavras-chave:

Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, História do Livro, INL, enciclopédias.

Resumo

Enquadrado nos campos da Análise do Discurso, da História das Ideias Linguísticas e da História do Livro, este artigo aborda como o projeto de publicação de uma enciclopédia pelo Instituto Nacional do Livro, fundado no governo Getúlio Vargas para produzi-la, pode, mesmo sem o efetivo lançamento da obra, colocar em cena o discurso oficial não apenas sobre a língua, mas sobre os estudos linguísticos. Com base no documento Norma 32-3/11, intitulada Instruções Gerais para os verbetes de Linguística e Filologia (IGLF) e sem data (mas provavelmente escrita nos anos 1950), os verbetes relativos aos estudos da linguagem deveriam ter sido redigidos e publicados. Tal documento serviria como diretriz para a escrita enciclopédica, afirmando-se como as regras para a elaboração da primeira enciclopédia brasileira. Será possível vislumbrarmos, portanto, como um instrumento oficial, governamental brasileiro produzia a imagem dos estudos da linguagem no país, a começar pelo paralelismo entre Linguística e Filologia, duas disciplinas em relação de confronto e encontro até muito recentemente. Além disso, empreenderemos uma reflexão analítica sobre como as práticas de leitura estão atreladas à publicação de enciclopédias do Brasil império ao Estado Novo.

---

http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.21225

Biografia do Autor

Phellipe Marcel da Silva Esteves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciatura em Português pela Universidade Candido Mendes. É mestre em Letras e doutor em Estudos de Linguagem. Foi professor de instituições de ensino superior particulares e hoje é docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, Comunicação e Produção Editorial, e pesquisa principalmente os seguintes temas: análise do discurso, editoração, história do livro, história das ideias linguísticas e ensino de línguas. Interessa-se pelas articulações multidisciplinares que reflitam sobre a transformação social.

Downloads

Publicado

2016-06-04

Como Citar

Esteves, P. M. da S. (2016). A produção de uma enciclopédia do porvir: política linguística e projeção de uma disciplina. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(38). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.21225

Edição

Seção

Estudos Linguísticos