O político, o institucional e o pedagógico: quanto vale a língua que ensinamos?

Autores

  • Bethania Mariani Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.21202

Palavras-chave:

Análise do Discurso, evidências de sentido, ensino

Resumo

O artigo em tela, inscrito no campo teórico da Análise do Discurso, objetiva colocar em questão a produção de evidências de sentidos vinculadas à prática pedagógica do ensino de língua estrangeira e de língua materna.

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http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.21202

Biografia do Autor

Bethania Mariani, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C - CA LL - Letras e Lingüística. Possui graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA. Desde outubro de 1992, é docente 40DE da Universidade Federal Fluminense, onde dá aulas , orienta alunos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e ocupa cargos administrativos . É bolsista 1C do CNPq (com projeto em vigor entre 2011 e 2014), Atualmente é membro do CA de Letras e Linguística do CNPq. Está, pela segunda vez, com bolsa Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Recebeu auxílio pelo Edital Universal, faixa B, em 2008, auxílio FOPESQ (UFF) e auxílio FAPERJ para Editoração em 2011. Em 2013 foi aprovada no edital HUMANIDADES, da FAPERJ, com o projeto : Divulgação científica em Análise do Discurso: investigação e inovação com base nas novas tecnologias. É parecerista ad hoc do programa PROCIENTISTA da UERJ, e, também, atua como parecerista para FAPERJ, FAPESP, FAPEMIG, CNPq, CAPES, UNESB, PUCCAMP, UNICAMP, dentre outras instituições. É membro de ABRALIN, da ALED e integra Comitê Editorial de Revistas Científicas. É especialista em Análise do Discurso e em História das Idéias Lingüísticas. Organizou um livro em 2006 sobre Análise do Discurso e Psicanálise. Publicou, em 1998 - O PCB e a imprensa -, e 2004 - Colonização Linguística -, dois livros com o resultado de suas pesquisas de doutorado e pós-doutorado, respectivamente, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Em julho de 2009, fundou, com outros 9 professores de Universidades diferentes, o Grupo de Teoria do Discurso (GTDIS), um grupo cadastrado no GRPESQ do CNPq e que tem como interesse aprofundar os estudos em Análise do Discurso e Psicanálise. Em dezembro de 2009, com a colaboração do Núcleo de Tecnologia da Informação (UFF), com o apoio de recursos oriundos de Edital Universal (CNPq) e com as professoras Vanise G. de Medeiros e Silmara Dela da Silva (à época pós-doutoranda FAPERJ), fundou e organizou o site do Laboratório Arquivos do Sujeito (www.uff.br/LAS), que coordena desde então. Em maio de 2010, organizou o I Simpósio do GTDIS, na UFF e lançou o livro As ideias linguísticas no governo JK,, que organizou com a profa. Vanise Medeiros, livro que resulta de pesquisas anteriores com apoio da FAPERJ. Organizou (com Vanise Medeiros e Silmara Dela Silva) os livros Discurso e...., e Discurso, arquivo e.... Livros que trazem os resultados do I e do II Simpósios do GTDIS. O livro Discurso e.... foi publicado com recursos de edital para auxílio editoração FAPERJ, enquanto que Discurso, arquivo e... foi publicado com recursos da bolsa Cientista do Nosso Estado, FAPERJ. Em 2012, juntamente com Vanise Medeiros, Silmara D. Silva, Amanda Scherer (UFSM) e Lucília de S. Romão (USP-Ribeirão Preto), organizou o I Enlaces, que foi o primeiro encontro e estabelecimento de parceria entre os Laboratórios LAS, CORPUS E EL@DIS. Em 2013, com apoio da diretoria internacional da UFF, incluiu um termo aditivo ao já existente convênio entre a UFF e Paris XIII. Tornou-se coordenadora do convênio entre o LAS e os Laboratórios coordenados por Marie-Anne Paveau e Eric Bidau. Além das atividades de docência, pesquisa e orientação, foi chefe de departamento em três diferentes períodos e integra, atualmente, o conselho editorial da revista Gragoatá do programa de PG da Letras. Por fim, cabe acrescentar que faz, também, formação em Psicanálise na Escola Lacaniana do Rio de Janeiro desde 2000.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Mariani, B. (2016). O político, o institucional e o pedagógico: quanto vale a língua que ensinamos?. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(38). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.21202

Edição

Seção

Estudos Linguísticos