Políticas linguísticas e o ensino bilíngue português-pomerano em Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo

Autores

  • Erineu Foerste Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edenize Ponzo Peres Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sintia Bausen Küster Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20780

Palavras-chave:

Políticas linguísticas. Ensino bilíngue. Língua pomerana.

Resumo

Neste trabalho, são apresentadas e discutidas as políticas linguísticas implantadas no Espírito Santo, especificamente no município de Santa Maria de Jetibá, visando à valorização e à manutenção da língua e da cultura pomerana. Em interlocução com algumas produções acadêmicas disponíveis, é historiado o contexto educacional das crianças pomeranas para, em seguida, analisarem-se as consequências da implantação do Programa de Educação Escolar Pomerana, o Proepo, que introduz a educação bilíngue português- -pomerano nesse município. Conclui-se que o Proepo é reconhecidamente importante para a valorização dessa língua de imigração, trazendo benefícios principalmente às crianças do campo em fase escolar. Entretanto, sabe-se que o Proepo precisa avançar e que outras medidas de valorização do pomerano devem ser tomadas para garantir a permanência dessa língua nas gerações futuras.

---

http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20780

 

Biografia do Autor

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduou-se na Licenciatura Plena em Letras (1985). Pós-graduou-se no mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Foi professor visitante estrangeiro na Universität-Siegen na Alemanha (2011). Coordena convênios internacionais com a Univeristät-Siegen na Alemanha, com a Universität-Giessen na Alemanha e com a Universidade de Sassari na Itália. Temas de pesquisa: sociolinguística (direitos linguísticos, bilinguismo e contatos linguísticos, trabalho com literatura), Pedagogia Social (educação do campo, povos e comunidades tradicionais, ação comunitária). É membro associado da Deutscher Lusitanistenverband e. V. (DLV). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES e membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFES.

Edenize Ponzo Peres, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), graduação em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sob a supervisão do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira (2015-2016). Atua como professor adjunto de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Língua Espanhola, atuando principalmente com os seguintes temas: Sociolinguística (Contato Linguístico) e ensino de Língua Portuguesa como L1 e L2. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Letras no período de agosto de 2011 a julho de 2014. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa "A diversidade linguística do Espírito Santo", que abarca estudos sobre as línguas minoritárias em contato com o português e sobre o português falado em comunidades quilombolas e em municípios de divisa com Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Sintia Bausen Küster, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo

Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Professores na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2015). Especialização em Educação do Campo: - UFES (2010), graduação em Pedagogia (2007) e Licenciatura Plena em Educação Física (2004) . É professora da Educação Básica, na rede municipal de Santa Maria de Jetibá . Coordenou durante oito anos o Programa de Educação Escolar Pomerana - Proepo, que tem como objetivo valorizar e fortalecer a língua oral e escrita nas escolas. Atua nos seguintes temas: cultura e língua pomerana, educação bilíngue, bilinguismo, manutenção e gestão de língua minoritária.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Foerste, E., Peres, E. P., & Küster, S. B. (2016). Políticas linguísticas e o ensino bilíngue português-pomerano em Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(38). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20780

Edição

Seção

Estudos Linguísticos