Políticas linguísticas e o ensino bilíngue português-pomerano em Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20780Palavras-chave:
Políticas linguísticas. Ensino bilíngue. Língua pomerana.Resumo
Neste trabalho, são apresentadas e discutidas as políticas linguísticas implantadas no Espírito Santo, especificamente no município de Santa Maria de Jetibá, visando à valorização e à manutenção da língua e da cultura pomerana. Em interlocução com algumas produções acadêmicas disponíveis, é historiado o contexto educacional das crianças pomeranas para, em seguida, analisarem-se as consequências da implantação do Programa de Educação Escolar Pomerana, o Proepo, que introduz a educação bilíngue português- -pomerano nesse município. Conclui-se que o Proepo é reconhecidamente importante para a valorização dessa língua de imigração, trazendo benefícios principalmente às crianças do campo em fase escolar. Entretanto, sabe-se que o Proepo precisa avançar e que outras medidas de valorização do pomerano devem ser tomadas para garantir a permanência dessa língua nas gerações futuras.
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http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20780
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