O professor como um policy maker: o contexto da produção de texto em um projeto de internacionalização do conhecimento para alunos de ensino médio de uma escola tecnológica

Autores

  • Glenda Heller Cáceres Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20778

Palavras-chave:

políticas linguísticas educativas, agentividade, professor, Ciclo de Políticas

Resumo

Neste trabalho, buscamos mostrar a trajetória da construção de textos produzidos por ocasião de um projeto de internacionalização do conhecimento, arquitetado para estudantes do Ensino Médio de uma escola tecnológica. Trata-se de um estudo de caso orientado pela teoria das políticas linguísticas educativas que focalizam o papel do professor como agente da microesfera escolar (MENKEN; GARCÍA, 2010) e pela metodologia de análise do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE, 1992). As análises permitem visualizar o modo como as políticas linguísticas (ações coletivas, dinâmicas e conflituosas) podem ser encabeçadas e conduzidas por um professor que é hierarquicamente inferior, em termos da função institucional que exerce, aos seus interlocutores.

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http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20778

Biografia do Autor

Glenda Heller Cáceres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras - Habilitação Espanhol e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (2001-2005) e aperfeiçoamento em Ensino de Espanhol como Língua Segunda e Estrangeira, pela Universidad de Buenos Aires (2006-2007). É mestre em Estudos da Linguagem - Linguística aplicada (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente trabalha como professora de Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Cáceres, G. H. (2016). O professor como um policy maker: o contexto da produção de texto em um projeto de internacionalização do conhecimento para alunos de ensino médio de uma escola tecnológica. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(38). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20778

Edição

Seção

Estudos Linguísticos