O professor como um policy maker: o contexto da produção de texto em um projeto de internacionalização do conhecimento para alunos de ensino médio de uma escola tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20778Palavras-chave:
políticas linguísticas educativas, agentividade, professor, Ciclo de PolíticasResumo
Neste trabalho, buscamos mostrar a trajetória da construção de textos produzidos por ocasião de um projeto de internacionalização do conhecimento, arquitetado para estudantes do Ensino Médio de uma escola tecnológica. Trata-se de um estudo de caso orientado pela teoria das políticas linguísticas educativas que focalizam o papel do professor como agente da microesfera escolar (MENKEN; GARCÍA, 2010) e pela metodologia de análise do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE, 1992). As análises permitem visualizar o modo como as políticas linguísticas (ações coletivas, dinâmicas e conflituosas) podem ser encabeçadas e conduzidas por um professor que é hierarquicamente inferior, em termos da função institucional que exerce, aos seus interlocutores.
---
http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20778
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.