Propostas e estratégias para a valorização do multilinguismo na formação escolar de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20771Palavras-chave:
políticas linguísticas, multilinguismo, multiculturalidade, língua portuguesa, ensinoResumo
Em todas as sociedades, a língua manifesta-se por meio dos diversos gêneros orais, escritos e também multimodais, apresentando uma diversidade enorme relacionada às diversas condições de produção e circulação dos enunciados. É fato que a língua se molda aos diversos usos que os cidadãos fazem dela na sociedade. Dessa forma, não se pode perpetuar o mito de uma língua uniforme, muito pelo contrário, deve-se enfatizar o estudo das variedades que compõem o multilinguismo, pois nele está guardada a multiculturalidade e também a própria identidade das distintas comunidades. Nesse contexto, é imprescindível refletir sobre a questão do preconceito linguístico, um grande empecilho no processo de construção de uma sociedade mais igualitária, diversificada e democrática, e também sobre o verdadeiro papel do ensino da norma culta escrita nas escolas e, principalmente, da oralidade, onde o multilinguismo se apresenta de forma mais evidente. A partir da observação dessas modalidades da língua, poderemos compreender a importância das variadas formas de expressão linguística na constituição do plurilinguismo social, pressuposto para uma sociedade que pretende valorizar as múltiplas faces de sua multiculturalidade.
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http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20771
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