Propostas e estratégias para a valorização do multilinguismo na formação escolar de língua materna

Autores

  • Álvaro Antônio Caretta Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20771

Palavras-chave:

políticas linguísticas, multilinguismo, multiculturalidade, língua portuguesa, ensino

Resumo

Em todas as sociedades, a língua manifesta-se por meio dos diversos gêneros orais, escritos e também multimodais, apresentando uma diversidade enorme relacionada às diversas condições de produção e circulação dos enunciados. É fato que a língua se molda aos diversos usos que os cidadãos fazem dela na sociedade. Dessa forma, não se pode perpetuar o mito de uma língua uniforme, muito pelo contrário, deve-se enfatizar o estudo das variedades que compõem o multilinguismo, pois nele está guardada a multiculturalidade e também a própria identidade das distintas comunidades. Nesse contexto, é imprescindível refletir sobre a questão do preconceito linguístico, um grande empecilho no processo de construção de uma sociedade mais igualitária, diversificada e democrática, e também sobre o verdadeiro papel do ensino da norma culta escrita nas escolas e, principalmente, da oralidade, onde o multilinguismo se apresenta de forma mais evidente. A partir da observação dessas modalidades da língua, poderemos compreender a importância das variadas formas de expressão linguística na constituição do plurilinguismo social, pressuposto para uma sociedade que pretende valorizar as múltiplas faces de sua multiculturalidade.

---

http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20771

 

 

 

Biografia do Autor

Álvaro Antônio Caretta, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Letras (Português e Linguística) e licenciado em Letras (Português) pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Letras (Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo. Professor de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de São Paulo. Dedica-se ao estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e sua aplicação no ensino de Língua Portuguesa e às estratégias de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Docente permanente do Programa de pós graduação da Faculdade de Letras da UNIFESP. Autor do livro "Estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira".

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Caretta, Álvaro A. (2016). Propostas e estratégias para a valorização do multilinguismo na formação escolar de língua materna. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(38). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20771

Edição

Seção

Estudos Linguísticos