Política de línguas em eventos internacionais sobre língua portuguesa

Autores

  • Alâna Capitanio Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20756

Palavras-chave:

Eventos Internacionais, Língua Portuguesa, Discurso.

Resumo

Neste artigo, buscamos compreender o funcionamento discursivo de eventos internacionais sobre Língua Portuguesa, organizados e promovidos pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), a partir das textualizações disponíveis nas páginas eletrônicas desses eventos. Para desenvolver este trabalho, inscrevemo- -nos na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso (AD), desenvolvida, sobretudo, a partir dos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, articulada à História das Ideias Linguísticas (HIL). Analisamos que há em funcionamento o discurso da colonização e da descolonização linguística produzindo sentidos para a língua portuguesa e, assim, para as políticas de línguas.

---

http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20756

 

Biografia do Autor

Alâna Capitanio, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Letras - Inglês e respectivas literaturas (2012), pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Mestre em Estudos Linguísticos (2014) pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. É membro do Fronteiras - Laboratório de Estudos do Discurso (UFFS) e do Grupo de Estudos em Análise de Discurso (UFFS). É estudante do Grupo de Pesquisa Lingua(gem), Discurso e Subjetividade (UFFS). Possui experiência na área de Analise de Discurso, História das Ideias Linguísticas, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Leitura. Professora de Língua Inglesa, da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Capitanio, A. (2016). Política de línguas em eventos internacionais sobre língua portuguesa. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(38). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.20756

Edição

Seção

Estudos Linguísticos