“NÃO CREIAS TU NISSO, LEITOR AMADO”: SOBRE A DATAÇÃO DOS CONTOS DE 'VÁRIAS HISTÓRIAS'

Autores

  • Saulo Neiva Université Blaise-Pascal (Clermont II)

Palavras-chave:

Machado de Assis, Gazeta de Notícias, Várias histórias, conto, datação

Resumo

Complementos e correções da datação dos contos de Várias histórias, proposta por Galante de Sousa (1955), e desde então transmitida quase fielmente por diferentes fontes.

Biografia do Autor

Saulo Neiva, Université Blaise-Pascal (Clermont II)

É tradutor, professor de literatura portuguesa e brasileira da Université Blaise-Pascal (Clermont II) e pesquisador do Centre de Recherches sur les Littératures et la Sociopoétique. Entre outros livros, autor de Em nome do ócio e da amizade. Retórica e moral na carta em versos em língua portuguesa no século XVI (trad. Antonio de Padua Danesi, 2012); Avatares da epopeia na poesia brasileira do final do século XX (trad. Carmen Cacciacarro, Fundação Joaquim Nabuco; Ministério da Educação, 2009. Editor (com Alain Montandon) do Dictionnaire raisonné de la caducité des genres littéraires (2014).

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Neiva, S. (2015). “NÃO CREIAS TU NISSO, LEITOR AMADO”: SOBRE A DATAÇÃO DOS CONTOS DE ’VÁRIAS HISTÓRIAS’. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(37). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19935